Título: Efeito China já reduz preços
Autor: Landim, Raquel ; Froufe, Célia
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/05/2011, Economia, p. B7
Montadoras ajustam tabelas para concorrer com carros chineses, equipados e mais baratos
O "efeito China" já começou a aparecer nos preços e na qualidade dos carros compactos novos vendidos no mercado nacional. Nas últimas duas semanas, os modelos Citroën C3, Renault Sandero, Ford Fiesta e Peugeot 207 e 307 tiveram os preços de tabela reduzidos entre R$ 1,8 mil e R$ 3 mil e estão mais equipados.
Sergio Castro/AE-19/4/2011Popular. Preço do modelo popular chinês QQ é R$ 22,9 mil Esse recuo nos preços, no entanto, pode ter os dias contados, com a decisão tomada pelo governo brasileiro, na semana passada, de criar barreiras ao carro importado, que a partir de agora terá de ser submetido a licenças de importação não automáticas.
De toda forma, a decisão das montadoras estabelecidas no País de cortar preços e equipar mais os veículos ocorre cerca de um mês e meio depois de a chinesa JAC Motors ter estreado no mercado nacional com dois modelos. Coincidência ou não, o preço dos concorrentes após a redução se equiparam aos cobrados pela montadora chinesa, que variam entre R$ 37,9 mil e R$ 39,9 mil, incluindo acessórios como airbag, ar-condicionado, entre outros.
"Estamos iniciando a terceira onda dos carros importados, agora chinesa", diz Ayrton Fontes, economista da MSantos, agência de varejo automotivo. Ele faz referência às ondas anteriores de veículos japoneses e coreanos que chegaram timidamente e após três anos caíram no gosto do consumidor.
Popular. Depois de mexer nos preços dos modelos compactos, o próximo round da luta dos chineses deve se dar no segmento popular, que responde por mais da metade das vendas de carros novos. "A maior mudança deve ocorrer no mês que vem, quando o modelo popular da Chery, o QQ, estiver em peso no mercado", prevê o economista.
Com motor 1.1 de 16 válvulas, o QQ sai completo de fábrica: airbag, freios ABS, ar-condicionado, painel digital, entre outros acessórios, e concorre com os carros populares a um preço bem menor.
Laise Corti, gerente da Chery Brasil, conta que o modelo popular fabricado pela empresa na China começou a ser vendido no País no começo deste mês por R$ 22,9 mil. Exceto no caso do Mille, que custa R$ 21,9 mil, os demais populares, sem acessórios, vendidos no mercado nacional, não saem por menos de R$ 23,9 mil.
"Já existe uma mexida no mercado no segmento popular", diz Laise, fazendo referência a comentários nas redes sociais que se mostram simpatizantes aos chineses diante da melhor relação custo/benefício. Quanto à pedra colocada no caminho dos importados pelo governo na semana passada, ela diz que necessariamente não significa alta de preço.