Título: Francês já faz falta em reunião do Eurogrupo
Autor: Netto, Andrei
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/05/2011, Economia, p. B9

A ausência de Dominique Strauss-Kahn, diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), já se fez notar na manhã de ontem, em Bruxelas. Presença esperada na reunião dos ministros de Economia e Finanças da União Europeia, integrantes do fórum Eurogrupo, o francês foi substituído por uma adjunta, Nemat Shafik. Segundo analistas, sem o ex-ministro da Economia da França o Fundo não altera sua linha técnica, garantindo o socorro aos países em risco de insolvência, mas perde uma liderança política e um negociador competente.

A reunião de ontem era a primeira de uma série de encontros sobre a economia da União Europeia da qual DSK deveria participar. Ao lado do presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, e do presidente Ecofin, Jean-Claude Juncker, Strauss-Kahn compunha o trio que defendia intervenções rápidas nos países em crise, como Grécia, Irlanda e Portugal.

Ontem, participantes da reunião do Eurogrupo tentaram minimizar a ausência. "Não vai haver nenhum impacto para os programas da Grécia e da Irlanda'', garantiu um porta-voz da UE./ Andrei Netto COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS