Título: Rio vai substituir atenas em evento
Autor: Netto, Andrei
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/05/2011, Economia, p. B11

Quebrada, Grécia não tem condições de bancar encontro de cidades olímpicas; Rio assume tarefa

A crise da dívida na Grécia obrigou o Brasil a assumir o evento que estava sendo programado para Atenas este ano. Ontem, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, concordou em realizar na capital carioca a reunião de todas as cidades olímpicas do mundo, em novembro deste ano.

"O encontro estava marcado para ocorrer em Atenas, onde foi realizada a Olimpíada de 2004. Mas, por conta da crise, as autoridades pediram que o evento fosse transferido para outro país e nós aceitamos", afirmou o prefeito Rio que esteve ontem na Suíça.

Para o Comitê Olímpico Internacional, o cancelamento do evento na Grécia serve como um alerta para os governos de que os gastos bilionários na realização de uma Olimpíada não são garantia de uma situação econômica estável.

Sete anos após gastar US$ 11 bilhões para sediar os jogos, Atenas não tem nem mesmo recursos para sediar o encontro entre burocratas para falar do legado da Olimpíada.

No evento no Rio, representantes de Pequim, Barcelona, Sidnei, Atlanta e várias outras cidades que sediaram os jogos trocarão experiências com candidatos aos próximos jogos sobre como transformar o evento em uma oportunidade de investimento. Paes garante que a Olimpíada trará bilhões de reais para a economia brasileira.