Título: Por Palocci, governo cancela cartilha
Autor: Samarco, Christiane ; Rosa, Vera
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/05/2011, Nacional, p. A4

Ministério suspende distribuição de kit anti-homofobia após bancada evangélica ameaçar apoio à convocação de ministro no Congresso

Brasília

Preocupada com a pressão dos parlamentares evangélicos, que ameaçaram endossar o pedido de CPI para investigar o chefe da Casa Civil, Antonio Palocci; a presidente Dilma Rousseff telefonou na terça-feira à noite para o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) e avisou que havia mandado suspender o kit anti-homofobia que estava sendo preparado pelo Ministério da Educação para distribuição nas escolas.

"Ela telefonou para mim e disse ter determinado ao ministro Fernando Haddad (Educação) a suspensão do material. Afirmou que não quer o ministério envolvido em assuntos que devem ser tratados pelas famílias", afirmou Crivella ontem.

O efeito foi imediato na bancada evangélica, diminuindo a pressão sobre Palocci. "Diante disso não vamos endossar a convocação de Palocci", disse o deputado Anthony Garotinho (PR-RJ), depois de informado oficialmente do recuo do Planalto pelo ministro da Secretaria-Geral, Gilberto Carvalho.

Na conversa com Crivella, Dilma disse que pretende se reunir com líderes evangélicos, na próxima semana. O kit anti-homofobia também foi assunto do jantar de Dilma, na terça-feira, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Palocci, Miriam Belchior (Planejamento) e Carvalho no Palácio da Alvorada. Na ocasião, Dilma disse que o vídeo era "totalmente inadequado".

Ontem, depois de conversar com os parlamentares das bancadas evangélica, católica e de defesa da família, Gilberto Carvalho anunciou a suspensão da produção de vídeos e cartilhas contra a homofobia e vetou a divulgação dos que já haviam sido distribuídos. "A presidente assistiu ao vídeo e não gostou e vai conversar com os ministros. Ela achou que o vídeo era impróprio para o seu objetivo. Não se trata de uma posição só de aparências. A presidente tem as suas convicções e acha que o material é inadequado. Ela foi muito clara nesse sentido e determinou que esse material não circule oficialmente por parte do governo", declarou Gilberto Carvalho.

"Nós oferecemos o diálogo. Eles que tomassem a atitude que achassem consequente. Eles que decidiram suspender aquela história que eles estavam falando (de convocar o Palocci ao Congresso). Não tem toma lá da cá", reagiu o ministro. Os parlamentares, na saída do Planalto, no entanto, avisaram que não iriam mais ajudar a convocar o chefe da Casa Civil.

Crivo do Planalto. Gilberto Carvalho informou ainda que a presidente chamou os ministros da Educação, Fernando Haddad e da Saúde, Alexandre Padilha, para conversar sobre a produção de material que tratam de questões de costumes. "Qualquer outro material, daqui para frente, editado pelo governo sobre a questão de costumes passara pelo crivo amplo da sociedade e das bancadas interessadas", afirmou Carvalho.

Série narra a história de três adolescentes

São três os vídeos da série Escola Contra Homofobia. O primeiro chama-se Probabilidade e conta a história de Leonardo, um adolescente que muda de cidade e é obrigado a deixar a namorada.

Seu conflito começa quando ele conhece o primo de um amigo da escola e sente vontade de beijá-lo. Sua primeira reação é de susto com a possibilidade de se descobrir gay.

Mas, no dia seguinte, durante a aula, uma menina também lhe chama a atenção e Leonardo se convence de que não precisa decidir se deve gostar só de homens ou só de mulheres.

O segundo vídeo, Torpedo, conta a história de duas adolescentes flagradas pelos colegas. Depois de conversarem sobre o assunto, elas decidem assumir o namoro e enfrentam os olhares.

Por fim, Encontrando Bianca é o depoimento de um menino que narra seu sofrimento até ser aceito pelos colegas de escola.

Apesar de se vestir como mulher, ele reclama que há professores que ainda o chamam de José Ricardo, o nome de batismo. "Será que é tão complicado anotar outro nome ao lado do que está na chamada?", pergunta o narrador./ Ocimara Balmant