Título: Galeão e Confins são os próximos da lista do governo
Autor: Salomon, Marta ; Monteiro, Tânia
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/06/2011, Economia, p. B1

Aeroporto do Rio precisa de R$ 687 milhões; para o terminal de Belo Horizonte, investimento é de R$ 408 milhões

BRASÍLIA. Os aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro, e de Confins,em Minas Gerais, são os próximos na lista de privatizações do governo, anunciou ontem o ministro do Esporte, Orlando Silva. Não há previsão de lançamento dos editais nem definição do modelo de concessão desses aeroportos.

O Aeroporto do Galeão registra o pior estágio no atrasado cronograma das obras da Copa do Mundo em 2014. Os investimentos necessários no aeroporto para o evento são estimados em R$ 687,3 milhões. Parte desse dinheiro já foi desembolsada pela Infraero.

Trata-se do maior aeroporto em capacidade de passageiros do Brasil. Por ano, o movimento é estimado em 29,2 milhões de passageiros, segundo estudo da Infraero.

Em Confins, os novos investimentos exigidos para a Copa do Mundo ainda estão na fase de projetos e de licitação de obras.

O aeroporto, que movimenta 6,3 milhões de passageiros por ano, deve receber investimentos de R$ 408,6 milhões até 2014.

Hoje, o ministro da Aviação, Wagner Bittencourt, deverá explicar se as novas privatizações ocorrerão a tempo de os sócios privados arcarem com os investimentos exigidos para a Copa do Mundo.

Puxadinhos. O atraso no cronograma de obras levou a Infraero à decisão de construir módulos operacionais em Brasília, Guarulhos e Campinas. Esses módulos vêm sendo chamados de puxadinhos , para permitir o embarque e desembarque de passageiros antes de novos terminais saírem do papel.

A construção do terceiro terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, cujo custo foi estimado inicialmente em cerca de R$ 1 bilhão, já teve uma licitação suspensa pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Os novos editais de concessão dos aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília também terão de passar pelo TCU antes de ser lançados. O governo não anunciou se pretende escolher o sócio privado que apresentar o maior valor pela concessão ou o menor preço para as tarifas dos aeroportos.

No Aeroporto Internacional São Gonçalo do Amarante, em Natal o primeiro a ser privatizado , ganhará a disputa quem oferecer o maior preço pela concessão.

O tribunal elevou o preço mínimo em quase 1.300%, de R$ 3,7 milhões para R$ 51,7 milhões. / M.S. e T.M.

Capacidade 29,2 milhões de passageiros é o movimento estimado por ano, segundo estudo da Infraero, no Aeroporto do Galeão no Rio de Janeiro; trata-se do maior aeroporto em capacidade de passageiros do Brasil

6,3 milhões de passageiros é o movimento anual do aeroporto em Confins, Belo Horizonte