Título: Banco do Brasil vê negócio como plataforma para outros produtos
Autor: Mendes, Karla
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/06/2011, Economia, p. B3
Banco vai aproveitar o aumento de renda da população para oferecer microcrédito e seguros à crescente classe média
Além de serviços bancários tradicionais, como pagamento de contas e saques, o Banco do Brasil olha o Banco Postal, adquirido ontem, como uma plataforma de oferta de crédito, mais precisamente de microcrédito, e também de produtos mais sofisticados, como seguros, segundo avaliações de fontes próximas ao negócio ouvidas pelo Estado.
A avaliação interna do BB é que o negócio será muito interessante para a instituição, pois permitirá antecipar a meta de chegar a todos os municípios a um custo menor do que se previa. Com a vitória no leilão, o BB dobra sua rede de atendimento e distribuição de produtos bancários, diz outra fonte. Essa megarrede, explica, permitirá ao BB aproveitar a estabilidade e continuidade de aumento na renda da população para vender produtos bancários à crescente classe média.
Além disso, o Banco Postal representa uma oportunidade de adicionar um número significativo de clientes ao BB. Números que circulam nos bastidores do banco dão conta de que o Banco Postal tinha em média 4 mil aberturas de contas por dia. A avaliação é de que a crescente capilaridade do Banco Postal ajudará o BB a aumentar a rentabilidade.
De qualquer forma, a presença de uma agência dos Correios não necessariamente impedirá que o BB também coloque mais uma agência na cidade, o que vai depender de uma análise das necessidades locais.
Embora ainda seja cedo para dizer como ocorrerá a análise de eventuais financiamentos pelo Banco Postal, uma das fontes destaca que hoje boa parte das avaliações é feita por meio de um sistema eletrônico, e levar isso para as operações do Banco Postal não será tão difícil.