Título: Rogério Santanna é demitido da Telebrás
Autor: Mendes, Karla
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/06/2011, Negócios, p. B18

Governo faz mudanças no plano de banda larga e escolhe Caio Bonilha para o cargo

Será oficializada hoje a troca no comando da Telebrás. Sai Rogério Santanna, que ocupou o posto por um ano, e assume Caio Bonilha, que até então ocupavao cargo de diretor comercial da estatal. O anúncio foi feito ontem pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. O anúncio será feito em reunião do Conselho de Administração da empresa.

A saída de Santanna estava sendo alvo de especulação na imprensa desde sábado, mas só foi confirmada ontem. Segundo Santanna, o governo já havia dito publicamente que faria ajustes no Plano Nacional de Banda Larga(PNBL) e ontem ele foi informado pelo ministro de que essas mudanças incluiriam a troca do comando da estatal. Questionado sobre quem seria seu sucessor, Santanna evitou comentar o assunto. ¿Eu sou muito sem sorte, como foi demonstrado hoje.

Então, eu não acho nada¿, afirmou, após encontro com o ministro. Santanna estava bastante abatido, deixando transparecer estar chateado por ter sido informado sobre sua saída primeiro pela imprensa. Curiosamente, cerca de uma hora antes, após o anúncio do vencedor da licitação do Banco Postal, Bernardo disse que a saída do executivo da Telebrás ainda não estava definida.

Na ocasião, o ministro desmentiu ainda informações divulgadas pela imprensa de que Cezar Alvarez, atual secretário-executivo do Ministério das Comunicações, seria o novo presidente da estatal. ¿O Cezar não sai. Só se ele quiser sair, mas acho que ele não sai¿, reforçou. A Telebrás divulgou ontem comunicado ao mercado, informando a indicação de Bonilha para a presidência da companhia, por indicação do ministro.

Formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e com especialização pela Universidade Estadual de Campinas(Unicamp), Bonilha é engenheiro especializado em tecnologias, negócios e estratégias para empresas de telecomunicações e energia, com mais de vinte anos de experiência gerencial e comercial, conforme o documento.

A mudança na presidência da Telebrás ¿tem por objetivo fortalecer a empresa e sua relação institucional com o Ministério das Comunicações, a fim de propiciar melhores condições para o cumprimento de sua missão no âmbito do Plano Nacional de Banda Larga¿, diz o comunicado, assinado por Cezar Alvarez, presidente do Conselho de Administração da Telebrás.

Bastidores. Nos bastidores, há várias hipóteses sobre a saída de Santana. Uma fonte do governo ouvida pelo Estado disse que o fator principal que motivou a demissão do executivo foi o discurso ¿destoante¿ adotado por Santanna de criticar o corte de recursos para a estatal, no momento em que a principal bandeira do governo federal é a redução de gastos e o combate à inflação, o que teria desagradado a presidente Dilma Rousseff.

¿Isso cria um constrangimento. Do ponto de vista político, ele vinha destoando dentro do governo, ao citar sempre o corte no orçamento da empresa como a justificativa de não ter feito a interligação de cidades com banda larga¿, explicou uma fonte. Outro fator que irritou a presidente, segundo outra fonte, e que contribuiu para a saída de Santanna, seriam as duras críticas feitas por ele ao Tribunal de Contas da União (TCU), que acusou a Telebrás de praticar sobrepreço em um edital de contratação de soluções de infraestrutura.

Por meio de nota, a estatal disse que os argumentos apresentados pela companhia ¿ e acolhidos pelos técnicos da Secretaria de Obras (Secob 3) do TCU¿ são ¿frágeis¿e ¿inconsistentes¿. Uma terceira fonte disse que Santanna e o ministro tinham várias divergências, razão pela qual Alvarez assumiria a presidência da Telebrás.

Segundo essa fonte, o governo recuou nessa indicação, porém, pois, se as dificuldades enfrentadas pelo ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, culminarem com sua queda, Bernardo seria uma opção para assumir a pasta e Alvarez seria ministro das Comunicações. /COLABOROU FELIPERECONDO

Despedida

ROGÉRIO SANTANNA, EX-PRESIDENTE DA TELEBRÁS ¿Eu sou muito sem sorte, como foi demonstrado hoje. Então eu não acho nada.¿

"Tanto se falou em ajuste na estatal e agora descobri que o ajuste é minha saída.¿

PAULO BERNARDO, MINISTRO DAS COMUNICAÇÕES ¿Caio Bonilha é o novo presidente da Telebrás.¿