Título: Al-Qaeda ensina a fazer bolinhos
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/06/2011, Internacional, p. A21

O serviço britânico de informações, o MI6, invadiu o site de uma revista online ligada à Al-Qaeda e substituiu instruções para bombas por receitas de cupcakes, um tipo de bolinho tradicional dos Estados Unidos.

Segundo o jornal britânico Telegraph, quando o usuário tentava fazer o download da revista, copiava receitas do livro assinado pela apresentadora americana Ellen DeGeneres, Os melhores Cupcakes da América.

A revista original divulgava instruções de como usar a cozinha para fazer uma bomba letal usando açúcar, fósforos e uma pequena lâmpada ligada a um temporizador.

Após o ataque cibernético, no lugar das bombas, foram incluídas receitas como o bolinho de mojito, feito com rum e coberto com creme de baunilha.

Os serviços secretos britânico e americano planejaram ciberataques separadamente depois de descobrir o tema de junho da edição da revista. Ambos desenvolveram códigos e vírus que poderiam ser usados contra sites de conteúdo extremista.

A CIA, entretanto, vetou o ciberataque do Pentágono, afirmando que a ação poderia expor os métodos de trabalho antiterror dos Estados Unidos e atingir uma importante fonte de informação da inteligência americana contra o terrorismo.

Os britânicos decidiram não só manter a operação como planejam invadir sites de outras publicações da organização terrorista. Na operação, os hackers britânicos conseguiram ainda remover artigos assinados por Osama bin Laden e Ayman al-Zawahiri.

De acordo com o jornal, a rede terrorista conseguiu reorganizar a revista depois de duas semanas. Os responsáveis pela publicação são o clérigo radical Anwar al-Awlaki, um dos líderes da Al-Qaeda na Península Arábica, que já morou nos EUA e na Grã-Bretanha, e seu sócio Samir Khan.

Acredita-se que ambos vivam escondidos no Iêmen e seriam ligados ao líder radical Rajib Karim, que nasceu em Bangladesh. Ele é um ex-engenheiro da empresa aérea British Airways. Em março, Karim foi condenado a 30 anos de prisão por planejar atentados em voos transatlânticos da empresa.

Analistas da CIA disseram ao Telegraph que esse tipo de publicação é responsável pelo recrutamento de muitos terroristas "solitários".