Título: Grécia deve receber nova parcela de socorro em julho
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/06/2011, Economia, p. B19

BCE e FMI exigem como contrapartida maior ajuste fiscal, reformas estruturais e aceleração das privatizações

A partir das próximas semanas, o Banco Central Europeu, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e a Comissão Europeia devem começar a discutir as "modalidades de financiamento para o programa econômico da Grécia", segundo nota distribuída ontem.

Após a conclusão desse processo e a aprovação do Conselho Executivo do FMI e do Eurogrupo, a próxima parcela estará disponível, o que está previsto para o início de julho.

Na sexta-feira, após algumas semanas de avaliação do cumprimento das metas do programa de ajuda da UE, do BCE e do FMI do ano passado, as equipes técnicas que representam cada uma das autoridades divulgaram a conclusão da missão na Grécia. As equipes concluíram que o país terá de aprofundar as medidas fiscais, as reformas estruturais e as privatizações para atingir as metas do programa.

O primeiro-ministro de Luxemburgo e presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, afirmou esperar que os países da zona do euro forneçam novos empréstimos para a Grécia depois que o primeiro-ministro grego, George Papandreou, prometeu criar uma agência para realizar vendas rápidas e transparentes de ativos estatais.

Juncker sugeriu que os empréstimos só serão fornecidos se credores do setor privado da Grécia voluntariamente oferecerem algum tipo de apoio para manter o país financiado. "Eu espero que o Eurogrupo concorde que o financiamento adicional seja fornecido para a Grécia sob rígidas condições", disse Juncker.

O BCE, o FMI e a Comissão Europeia confirmaram progressos nas negociações. Para se certificar de que as estruturas da reforma são eficazes, as autoridades gregas vão reforçar o processo de implementação, com assistência técnica do FMI e dos Estados-membros e a Comissão Europeia.