Título: Saída de executivo é novo revés para fabricante de celulares Nokia
Autor: Mendes, Karla
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/06/2011, Negócios, p. B14

Executivo da área de tecnologia pede licença após discordar de rumos da companhia, que tem nota de risco rebaixada

A Nokia anunciou que seu vice-presidente de tecnologia entrou em licença por prazo indefinido, depois da publicação de uma reportagem sobre desentendimento em relação à estratégia da companhia. Além da saída do executivo, uma segunda agência de classificação de risco de crédito cortou a recomendação do grupo, em um novo revés para a fabricante de celulares.

As ações da Nokia estão perto da cotação mais baixa em 13 anos, depois que o jornal finlandês Helsingin Sanomat informou que o vice-presidente de tecnologia, Richard Green, havia discordado do presidente executivo, Stephen Elop, quanto à estratégia para celulares inteligentes baseados em software da Microsoft, e pode não voltar ao cargo. Nokia e Microsoft fecharam um acordo nesse sentido no último mês de fevereiro.

A Nokia confirmou a licença de Green, que informou ser por motivos pessoais, mas não fez outros comentários ontem. Henry Tirri, o diretor do Nokia Research Center, se tornou vice-presidente interino de tecnologia.

Falando em uma conferência em Londres, Elop não mencionou o assunto, mas foi pressionado a negar que a empresa estivesse à venda, em meio a rumores cada vez mais ruidosos de que sua queda de valor de mercado poderá tornar a empresa alvo de uma aquisição. "Todos esses rumores são infundados", disse, quando perguntado se a empresa estava à venda.

Ceticismo. Executivos financeiros dizem que a Nokia não está atraindo interesse real de compra principalmente por causa do ceticismo quanto à sua recuperação. O valor de mercado da companhia caiu à metade, para 17 bilhões (US$ 25 bilhões), de fevereiro para cá.

A agência Standard & Poor"s rebaixou a classificação da Nokia a BBB+/A-2, e colocou a companhia na lista CreditWatch, o que tem implicações negativas. Trata-se da segunda agência de classificação de crédito a rebaixar a nota da companhia desde que esta divulgou um alerta de lucro na semana passada.

Na terça-feira, a agência Fitch também rebaixou os títulos da Nokia à categoria BBB-, apenas um degrau acima da classificação de "junk bonds". Também mencionou perspectivas negativas, afirmando que os consumidores parecem estar desertando da marca.