Título: Soldados e tribos disputam áreas da capital do Iêmen
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/06/2011, Internacional, p. A11

O Iêmen esteve à beira da guerra civil ontem, quando tropas leais ao presidente Ali Abdullah Saleh e grupos tribais opositores lutaram pelo controle de pontos estratégicos da capital Sanaa. Pelo menos 41 pessoas morreram em confrontos. Sem qualquer sinal de retomada nas negociações para a renúncia de Saleh, forças de segurança abriram fogo contra membros de tribos ligadas a Hamid al-Ahmar, o principal rival do ditador, no poder desde 1978.

Testemunhas ouviram várias explosões no bairro de Hasaba, palco dos maiores confrontos entre soldados e aliados de Ahmar, que já controlam a maioria dos prédios governamentais da área.

Com tanques e veículos fortemente armados nas ruas de Sanaa, Saleh tenta impedir o apoio de Ahmar aos manifestantes e consolidar o seu poder na capital. A estratégia teria grandes riscos, já que pode envolver na disputa outras tribos rivais e comandantes militares que apoiam os opositores e ainda não estão engajados nos combates.

A violência ameaça criar uma catástrofe humanitária no país - o mais pobre do mundo árabe -, que está com baixos estoques de gasolina, óleo de cozinha e outros suprimentos básicos. O Iêmen ainda se aproxima da ruína financeira: cerca de um terço de seus 23 milhões de habitantes sofrem fome crônica. / NYT e REUTERS