Título: Bradesco é o grande vencedor do AE Projeções
Autor: Leopoldo, Ricardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/06/2011, Economia, p. B11

Pelo segundo ano consecutivo, o Bradesco é o grande vencedor do Ranking AE Projeções, elaborado pela Agência Estado. Na cerimônia de premiação na noite de ontem, o economista-chefe do Bradesco, Octavio de Barros, recebeu o prêmio pelo primeiro lugar na categoria Top 10 Geral e enfatizou o trabalho de sua equipe, formada por 25 economistas. "O objetivo, em última análise, não é acertar na mosca. Acertar na mosca é um privilégio. O mais importante é acertar a direção."

No ano passado, o Bradesco foi duplamente campeão, vencendo tanto na categoria Top Geral como na Top Básico.

Na categoria Top 10 Básico, o primeiro lugar ficou neste ano com a equipe da Rosenberg Consultores Associados. A economista-chefe da consultoria, Thaís Zara, disse que a premiação da Agência Estado é um estímulo para a instituição. "O prêmio é importante para estimular que cada vez mais acertemos as projeções e para aprimorar os nossos modelos."

A categoria Top 10 Geral avalia previsões para sete indicadores: inflação (IPCA e IGP-M), taxa básica de juros (Selic), dólar, Produto Interno Bruto (PIB), balança comercial e relação entre dívida pública e PIB. Já a categoria Top 10 Básico considera projeções apenas para três indicadores: inflação, taxa Selic e dólar. O ranking premia instituições que apresentam projeções que mais se aproximam do resultado final dos indicadores na média dos quatro trimestres do ano anterior à entrega do prêmio.

Além de vencer o Top 10 Geral, os economistas do Bradesco ganharam terceira colocação no Top 10 Básico. Já a Rosenberg, que ficou com primeira posição no Top 10 Básico, conquistou o quarto lugar no Top 10 Geral.