Título: Juiz manda prender mulher do prefeito de Campinas
Autor: Fávaro, Tatiana
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/06/2011, Nacional, p. A12

Acusados de fraudes em licitações e corrupção, Rosely e o vice-prefeito Demétrio Vilagra são considerados foragidos

O juiz da 3.ª Vara Criminal de Campinas, Nelson Bernardes, decretou na noite de quinta-feira a prisão preventiva de sete pessoas ligadas à administração do prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT), o Dr. Hélio. Entre os acusados pelo Ministério Público de formação de quadrilha, fraudes em licitações e corrupção, estão a primeira-dama e ex-chefe de gabinete Roseli Nassim dos Santos e o vice-prefeito Demétrio Vilagra (PT), ambos considerados foragidos da Justiça até o início da noite de ontem.

Rosely prestou depoimento ao Ministério Público na quinta-feira da semana passada, quando ainda estava protegida da prisão por um habeas corpus.

Ela é apontada como cabeça da suposta organização criminosa desmantelada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). No início da noite de ontem, o advogado de Vilagra, Ralph Tórtima, confirmou protocolo de pedido de habeas corpus para seu cliente, cujo paradeiro era desconhecido. Vilagra chegou a ser preso, mas sua prisão foi revogada em 27 de maio.

Prisões. Além da primeira-dama e do vice-prefeito, tiveram a prisão decretada o ex-secretário de Comunicação Francisco de Lagos e dois ex-diretores de órgãos municipais, também considerados foragidos.

Na manhã de ontem, o ex-secretário de Assuntos de Segurança Pública Carlos Henrique Pinto e o ex-diretor da Sanasa Marcelo Figueiredo foram presos.

Em maio, polícia e Ministério Público deflagraram megaoperação com 20 mandados de prisão de suspeitos de envolvimento em suposta organização criminosa que teria causado prejuízos de R$ 615 milhões aos cofres públicos. Sob acordo de delação premiada, Luiz Augusto Castrillon de Aquino, ex-presidente da Sanasa, revelou em janeiro deste ano detalhes do suposto esquema de corrupção.

Ontem, Dr. Hélio não apareceu na sede da prefeitura - ele se ausentou para ir ao encontro de advogados na capital paulista. Na Câmara Municipal, repetiam-se comentários entre os vereadores de que a crise política que atingiu o prefeito deixou "a cidade abandonada". As prisões efetuadas ontem também eram um dos assuntos mais recorrentes nas conversas pelas ruas de Campinas.

Rosely é acusada por 8 fraudes e 13 atos de corrupção

Rosely Nassim, mulher do prefeito Dr. Hélio (PDT), é acusada pelo Ministério Público Estadual por 8 fraudes em licitações e 13 atos de corrupção continuada.

A promotoria imputa à primeira-dama o topo de quadrilha para desvio de recursos públicos. Segundo a acusação, Rosely estaria agindo desde 2005. O criminalista Eduardo Carnelós, que a defende, afirma que o "objetivo é atingir a gestão Dr. Hélio". Foram denunciados à Justiça 22 investigados. A denúncia foi recebida pelo juiz Nelson Augusto Bernardes de Souza. Ele invocou o artigo 312 do Código de Processo Penal e jurisprudência do Supremo Tribunal Federal para decretar a prisão preventiva de sete suspeitos - conveniência da instrução processual e garantia da ordem pública e da aplicação da lei penal "para fazer cessar a prática delitiva, especialmente de crimes graves".