Título: PIB do BC vê economia esfriar, mas pouco ainda
Autor: Graner, Fabio
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/06/2011, Economia, p. B5

A atividade econômica do País sofreu leve desaceleração em abril, mas a velocidade desde janeiro ainda aponta forte expansão no ano. Essa pequena redução no ritmo de expansão da economia foi identificada pelo Banco Central, que registrou alta de 0,44% no índice de atividade (o IBC-Br) entre março e abril.

Embora a variação tenha ficado abaixo da média mensal dos três primeiros meses do ano, superior à marca de 0,5%, o desempenho do indicador preocupa economistas, que enxergam a necessidade de a economia esfriar mais para a inflação se colocar na rota da meta de 4,5%.

No primeiro quadrimestre do ano, a alta média do IBC-Br foi de 1,66%, ante a média dos quatro meses imediatamente anteriores. Em termos anualizados, essa expansão na margem representa alta de 5,06%, taxa ainda acima da capacidade de crescimento da economia, estimada pelo mercado em torno de 4,5%.

Na comparação com o período de janeiro a abril de 2010, o crescimento no quadrimestre foi de 3,9%. Os dados em 12 meses, entretanto, mostram o País crescendo mais de 5%.

É essa situação de números ambíguos da economia que torna este momento difícil e delicado para o BC no esforço de coordenar as expectativas de inflação.

De certa forma, no front inflacionário ocorre fenômeno semelhante. Os números mensais do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) começam a vir melhores e estão se aproximando da meta, mas o resultado em 12 meses tem piorado e já estourou o teto da meta (6,5%).