Título: Cinco mortes e uma ameaça
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/06/2011, Nacional, p. A10

Jardim da Paz, área de ocupação irregular em um dos bairros de Marabá, é um microcosmo dos conflitos que ocorrem em todo o sudeste do Pará

O Jardim da Paz, área de ocupação irregular em um dos bairros de Marabá, é um microcosmo dos conflitos que ocorrem em todo o sudeste do Pará. Há disputas por terras, crimes por encomenda e até uma onda de ameaças por conta da devastação de uma pequena reserva de mata nativa.

Nos quatro anos desde a invasão do terreno, um remanescente de fazenda em plena área urbana, perto da Rodovia Transamazônica, Ilka Barros Lima é a sexta pessoa a comandar a associação de moradores. As outras cinco foram assassinadas, e ninguém foi preso por isso.

Envolvida em uma disputa com vizinhos em torno da preservação de uma "microfloresta", Ilka disse ao Estado que vem sendo ameaçada e teme ser a próxima vítima.

A reserva em questão tem tamanho equivalente ao de dois quarteirões. Concentra árvores nativas, como buritis e açaís, uma nascente e, segundo os moradores, alguns pequenos jacarés.

Quando o terreno ao redor foi invadido, a divisão dos lotes foi feita de modo a manter o pedaço de mata. Mas, com o passar do tempo, a área começou a ser "comida" pelas beiradas ¿ em escala maior, é exatamente o que acontece com o que ainda resta de florestas em toda a região.

Depois de derrubadas algumas árvores, um retângulo foi demarcado com um muro, e a futura construção de três casas já foi anunciada, apesar dos protestos da associação de moradores. Ao lado, em outro naco invadido, uma casa já foi erguida.