Título: Eleição vira escolha entre quem causará mal menor ao país
Autor: Gabeira, Fernando
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/06/2011, Internacional, p. A16

A eleição peruana transformou-se numa escolha entre quem vai provocar o dano menor ao país. Intelectuais, políticos e formadores de opinião se dividem entre Ollanta Humala, Keiko Fujimori e o voto nulo. "É uma triagem. Você tem uma emergência e escolhe a melhor alternativa", diz o jornalista Gustavo Gorriti. Vítima de um sequestro ordenado pelo governo de Alberto Fujimori, pai de Keiko, ele votará em Humala, apesar de ter escrito, em 2006, que o nacionalista usaria as armas para matar a democracia.

É o caso também do Prêmio Nobel de Literatura Mario Vargas Llosa, que, por apoiar Humala, entrou em uma disputa aberta com o jornal El Comercio. O escritor chamou a publicação de "máquina de propaganda de Keiko". O grupo El Comercio, o mais poderoso do país, rejeitou as acusações, mas demitiu dois jornalistas, produtores da rede de notícias Canal N, que se recusaram a fazer uma cobertura contra Humala.

Keiko Fujimori tem o apoio de dois dos três candidatos centristas derrotados no primeiro turno: o ex-ministro da Economia e banqueiro Pedro Pablo Kuczynski e o ex-prefeito de Lima Luis Castañeda. O terceiro, o ex-presidente Alejandro Toledo, votará em Humala. Muitos ativistas de direitos humanos respaldam Humala principalmente por aversão ao pai de Keiko, que cumpre 25 anos de prisão por crimes contra a humanidade e corrupção durante sua presidência, entre 1990 e 2000.

Alguns peruanos, no entanto, estão tão descontentes que optaram pela abstenção. Entre eles, o famoso pintor Fernando de Szyszlo. "Realmente tenho pena de não votar, mas não votarei", disse. Para Gorriti, a difícil situação do país é culpa de uma elite conservadora que tem uma mentalidade colonialista. "Ela não entende as vantagens de se distribuir a riqueza do boom da mineração", afirmou. "O Peru nunca teve uma classe dirigente que levasse em conta o interesse nacional." / TRADUÇÃO DE TEREZINHA MARTINO