Título: Jornal revelou doença do presidente há uma semana
Autor: Lameirinhas, Roberto
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/07/2011, Internacional, p. A14

Reportagem dava detalhes dos sintomas e do tratamento de Chávez, mas divulgou a notícia com cautela

O diário El Universal, de Caracas, tinha um grande furo jornalístico em mãos no domingo passado, quando seu colunista Nelson Bocaranda Sardi publicou com riqueza de detalhes o relato que revelava o mistério que cercava a doença do presidente Hugo Chávez. Bocaranda narrou o drama de Chávez desde os primeiros sintomas do câncer, em fevereiro, até as cirurgias às quais o presidente se submeteu após a internação em Cuba.

O jornal, porém, preferiu dar tratamento discreto à reportagem, aparentemente por temor das draconianas regras de combate ao "terrorismo midiático" promovidas pelo governo. Oficialmente, nenhum editor do Universal quis falar sobre o assunto.

"O mais importante foi que demos a informação com primazia, ainda que não estivesse na manchete do jornal", disse um deles, sob a condição de não ter o nome publicado. "Mas é inegável que o controle do governo, que pode nos sancionar com multas impagáveis, acaba impondo uma certa autocensura."

Na edição de segunda-feira, o Estado reproduziu parte das informações prestadas por Bocaranda.

Com base nas regras governamentais sobre a mídia, a Globovisión, emissora de TV crítica a Chávez, foi notificada judicialmente por ter "buscado causar convulsão social" ao fazer a cobertura do motim carcerário no complexo penitenciário de El Rodeo, que já deixou cerca de 30 mortos. O caso será submetido agora à Comissão Nacional de Rádio e Televisão (Conatel) para a determinação da penalidade - que pode ir de multa a suspensão da programação.