Título: Os mais animosos vão ganhar espaço
Autor: Rehder, Marcelo
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/07/2011, Economia, p. B11

ENTREVISTA - Luiz Werneck Viana, professor e pesquisador da PUC-Rio

Para o cientista político Luiz Werneck Viana, professor e pesquisador da PUC-Rio, centrais sindicais belicosas como a CSP-Conlutas tendem a ganhar espaço no movimento sindical brasileiro. "Elas têm tudo para ganhar, porque a fase de lua de mel acabou, não da Dilma, mas do PT."

O movimento sindical brasileiro está unido?

Ele está unido e dividido, inclusive dividido por alinhamentos políticos. Mas unido na sua agenda sindical, na questão da jornada de 40 horas semanais, na questão da demissão imotivada, do tema da previdência. Alias, frequentemente as centrais vão juntas a reuniões com as autoridades republicanas.

Como o sr. analisa essa diferenciação do ponto de vista político?

É natural que isso ocorra porque a sociedade está dividida em partidos e políticas distintas. Elas não acompanham o andamento da presidente e o nível de coalizão não os atinge. Acho que as centrais mais animosas, como a Conlutas, tendem a se fortalecer.

Por quê?

Os mais animosos têm tudo para ganhar um pouquinho agora, porque a fase de lua de mel acabou, não da Dilma, mas do PT.

Como o sr. avalia isso?

Vou responder da maneira mais boba possível. Do ponto de vista da Conlutas é ótimo. Do ponto de vista da CUT, péssimo. Do ponto de vista da sociedade é bom que haja um sindicalismo competitivo. É bom que não haja uma linha só. Assim como é bom que haja vários partidos e não um só. Agora, tudo isso trabalha num sentido mais geral de que as bases deverão ser mais valorizadas do que estão sendo.

Como assim?

A Conlutas é precisamente um desses movimentos que valorizam muito as bases. O controle do sindicalismo pelo vértice, pelas centrais estabelecidas, tem limites. Além dos mais, não está estimulando a movimentação das bases. CUT e Força Sindical hoje atuam como verdadeiros vértices para cima das suas bases. Os que quiserem crescer vão ter uma posição diferente, vão estimular as bases contra os vértices.