Título: Chavistas vão às ruas em apoio a presidente
Autor: Lameirinhas, Roberto
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/07/2011, Internacional, p. A10

''Marcha da juventude'' é a primeira manifestação popular ligada aos festejos do bicentenário da independência do país

Milhares de partidários do presidente venezuelano, Hugo Chávez, lotaram ontem vários pontos de Caracas na "marcha da juventude" - a primeira das manifestações maciças dos festejos do bicentenário da independência. Na Avenida Baralt, centro de Caracas, Javier, estudante de 21 anos, usando uma fantasia de Simón Bolívar, puxava as palavras de ordem de apoio ao presidente. "Esperaremos por Chávez pelo tempo que for necessário", disse ao Estado. "Os abutres da oposição comemoraram a doença do presidente, mas chorarão de novo em 2012."

Em meio à multidão vermelha, Lisbeth, de 27 anos, levava uma placa com os dizeres "pa"lante, comandante" (avante, comandante). "O presidente tem todo o direito de se recuperar e de cuidar de sua saúde. Por isso está em Cuba, que é um país irmão. Hoje, há recursos tecnológicos que permitem que ele tome decisões de qualquer parte do mundo sem que tenha necessidade de transmitir seus poderes, que lhe foram conferidos pelo povo venezuelano", afirmou.

Entre as autoridades presentes na marcha, a ex-senadora colombiana Piedad Córdoba saudou a multidão e enviou sua mensagem de solidariedade a Chávez. "Esse apoio popular é impressionante, esse fervor revolucionário emociona", disse Piedad. "Presidente Chávez, veja como esse povo te ama. Sabíamos que nós o amávamos, mas não que amávamos tanto. Sabíamos que era querido, mas não que era tão querido."

Representando o governo, o ministro de Relações Exteriores, Nicolás Maduro, circulava pela avenida cercado de seguranças usando camisetas e bonés do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV). "Estamos aqui para celebrar a nova era da independência da Venezuela. Agora somos independentes e livres do imperialismo", disse a uma multidão de repórteres que o cercava.

Os chavistas se concentraram também na Praça Madriaga e na Praça Miranda. O vice-presidente Elías Jaua chegaria à tarde para a marcha na Baralt repetindo as declarações que vem fazendo desde a internação de Chávez. "A Venezuela tem um único presidente em exercício, Hugo Chávez".

Retorno às redes sociais O presidente Hugo Chávez retomou ontem suas atividades virtuais. Em sua conta no Twitter, ele agradeceu o "banho de amor" que recebeu da marcha chavista em várias mensagens e torceu pela Venezuela contra o Brasil na Copa América.