Título: Casos de dengue no País caem 18% e mortes, 44%
Autor: Formenti, Lígia
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/07/2011, Vida, p. A16

De janeiro até o início de julho deste ano, os casos de dengue no Brasil caíram 18% em relação a 2010. Foram notificadas 715.666 infecções contra 874.793 no mesmo período do ano passado. A mortalidade e o número de casos graves também tiveram redução. O número de mortos caiu 44% (de 554 para 310) e o de casos graves, 45%.

Mas o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou ser necessário não baixar a guarda. A ideia é reforçar as medidas preventivas, pensando no verão de 2012. Entre elas está a vigilância de rumores - ferramenta para identificar aumento das citações sobre a doença em redes sociais, como o Twitter. Desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais, o sistema deverá ser apresentado hoje à equipe. Ainda não foi definido qual valor será pago pela ferramenta.

O secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Jarbas Barbosa, afirmou que a ferramenta não substituirá a rede de vigilância. "Será um sistema complementar. Trabalhos feitos nos Estados Unidos que monitoraram citações sobre influenza mostram que essa vigilância pode identificar, com até dez dias de antecedência, o aumento de notificações." Isso ocorreria porque as pessoas não vão imediatamente ao médico, quando apresentam primeiros sintomas da doença, mas comentam entre amigos.

Causas. Barbosa atribuiu a queda de casos graves e mortes à melhora no atendimento. Apesar da redução, o País ainda apresenta mortalidade alta, pelos parâmetros da Organização Mundial da Saúde, que aceita até 1% de mortes nos casos registrados. Um padrão que, segundo Barbosa, deve ser discutido. "Não sabemos até que ponto ele pode ser alcançado. Em Singapura, apesar de poucos casos, a mortalidade é superior a 1%."

-------------------------------------------------------------------------------- adicionada no sistema em: 07/07/2011 02:26