Título: Centrais se unem por reajuste salarial
Autor: Simão, Edna
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/07/2011, Economia, p. B6

Em manifestação em Brasília, centrais sindicais iniciam campanha conjunta

Em manifestação que reuniu cerca de três mil trabalhadores, em Brasília, as centrais sindicais começaram a pressionar pela concessão de reajustes salariais acima da inflação no próximo semestre, pela votação pelo Congresso da redução da jornada de trabalho de 44 horas semanais para 40, sem desconto no salário, e pelo fim do fator previdenciário (criado para desestimular aposentadorias precoces).

O movimento unifica a pauta de reivindicação das centrais sindicais, exceto da Central Única dos Trabalhadores (CUT). O calendário de manifestações continua na próxima semana nos Estados da região Norte. Já no dia 21, está previsto protesto no Nordeste e no dia 28, no Sul do País.

A previsão é fechar a agenda no dia 3 de agosto com um evento em São Paulo, onde serão aguardadas cerca de 100 mil pessoas. "Vamos aumentar a pressão para aprovar matérias de interesse dos trabalhadores", o presidente da Força Sindical, o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho.

Além de aumento salarial, redução da jornada semanal para 40 horas e o fim do fator previdenciário, os trabalhadores reivindicaram ainda do governo a reforma agrária e a regulamentação da terceirização.

Campanha salarial. Em São Paulo, cerca de 10 mil trabalhadores participaram do Dia Nacional de Mobilização organizado pela CUT, marcando o início das lutas do segundo semestre pelos aumentos reais de salários e manutenção e aumento dos direitos dos trabalhadores. Manifestações cutistas foram realizadas em diversas regiões do País.

"Reafirmamos que vamos realizar as maiores campanhas salariais dos segundo semestre", disse o secretário de administração e finanças da CUT, Vagner Freitas. "A pauta dos trabalhadores é a do desenvolvimento, é aumento real de salários, são políticas de geração de emprego e renda", explicou o sindicalista./ COLABOROU MARCELO REHDER