Título: Bovespa tem segundo pior desempenho no mundo
Autor: Fernandes, Adriana
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/07/2011, Economia, p. B6

A bolsa brasileira (Bovespa) registra neste ano a segunda pior performance na comparação com as principais bolsas do mundo. Atrás da Bovespa está apenas a Bolsa de Atenas, que soma recuo de 10,60% desde janeiro. A Bovespa acumula perda de 10,24% no mesmo período.

Entre os Brics, apenas a bolsa russa está com saldo anual positivo, com alta de 1,38%. A China também mostra queda no ano, de 2,19%. A bolsa indiana é, depois do Brasil, a que tem pior desempenho: recuo de 6,86%. Já a Dow Jones teve valorização de 9,86% no período.

Especialistas em finanças explicam que a alta taxa de juro, incertezas sobre o desempenho da economia nacional, além da concorrência que há entre as bolsas ao redor do mundo, são alguns dos motivos que justificam o desempenho ruim da Bovespa. A Bolsa de Atenas sofre por conta da bancarrota da economia grega.

"O fluxo de dinheiro estrangeiro diminuiu muito no Brasil neste ano", explica Viviane Werneck, economista da Luz Engenharia Financeira. "Parte por conta da crise financeira mundial, e parte pela concorrência entre as bolsas", completa.

Viviane explica que os estrangeiros que querem investir em países emergentes, comparam os preços das ações entre as nações e, a que tiver menor preço, é a escolhida. "E o Brasil não é o país mais barato", emenda a economista.

Embora o Ibovespa tenha queda forte no ano, há papéis na bolsa brasileira que estão em valorização. Viviane pontua, por exemplo, as ações vinculadas ao mercado interno. "Consumo ainda está em alta e as ações dessas empresas também", afirmou.