Título: Política externa ensaiou mudança, diz documento
Autor: Domingos, João
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/07/2011, Nacional, p. A4

O documento divulgado ontem no site do ex-governador José Serra, presidente do Conselho Político do PSDB, avalia que o governo Dilma Rousseff apenas "ensaiou" uma mudança de postura na política externa do País.

Segundo o texto, depois de tentar empurrar o Brasil para uma aliança estratégica com o Irã, "cujo governo ditatorial prega um segundo holocausto contra os judeus", o PT sentiu a rejeição da opinião pública. "Mas a coisa ficou só no plano das declarações. Na prática, o governo do PT apoia o regime da Síria no massacre contra os movimentos a favor da democracia naquele país", argumenta o documento.

O texto classifica como "momento triste" o fato de Dilma não ter recebido a iraniana Shirin Ebadi. "A presidente deu as costas à Prêmio Nobel da Paz iraniana Shirin Ebadi, para não melindrar o aliado Mahmoud Ahmadinejad (presidente do Irã)."

Citando o asilo dado ao italiano Cesare Battisti pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o texto diz que o Brasil foi submetido a um momento de vergonha. "O governo do PT decidiu afrontar a democrática Itália e dar proteção a um assassino comum, só por ele ter amigos no PT."