Título: Ranking de inovação mostra que Brasil cria muito com pouco
Autor: Amorim, Daniela
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/07/2011, Economia, p. B5

País está bem no quesito da produção artística e de cultura dinâmica, mas é um dos piores em carga tributária e educação

O Brasil cria muito com pouco recurso. O País é o sétimo mais eficiente no mundo em um ranking de inovação e criatividade publicado pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual (Ompi) e pela escola de administração Insead. Para avaliar os países, os especialistas incluíram, além do registro de patentes, a criação cultural de uma economia.

No ranking divulgado ontem, as entidades apontam salto do Brasil na classificação geral de inovação. Em 2010, o País ocupava a 68ª. posição entre 125 países. Em 2011, pulou para 47ª. O País superou Índia e Rússia, mas continua abaixo de países como Jordânia, Bulgária, Polônia e Chile.

O maior desafio do Brasil é ainda a questão da infraestrutura, pesquisa e educação, além do quadro institucional. Dos 125 países avaliados, o Brasil está apenas na 95ª. posição no que se refere à qualidade do sistema de educação superior.

O ambiente para fazer negócios é ainda um dos piores, colocando o Brasil na 118ª. posição. A carga tributária é uma das cinco maiores do mundo e o País é o penúltimo em rapidez na abertura de novos negócios.

No total, o Brasil ocupa apenas a 68ª. posição no ranking das condições para a produção de inovação, que inclui todos esses indicadores. Entre a conclusões, o estudo aponta que o Brasil é um dos 20 maiores importadores de tecnologia, o que revela a dependência.

Diante das circunstâncias, o estudo mostra que a produção de inovação brasileira é alta. No ranking de eficiência, o Brasil está acima de quase toda a Europa e Estados Unidos. Em termos de eficiência, a liderança é da Costa do Marfim, seguida pela Nigéria e China.

Indústria criativa. Se apenas a produção total for contabilizada, o Brasil ocupa a 32ª. posição. A produção cientifica de fato continua baixa, com o País apenas na 58ª. posição. Por outro lado, o Brasil tem uma das produções artísticas e de cultura mais dinâmica no mundo e, por esse critério, está no 12º. lugar.

O Brasil é o segundo no mundo em termos de exportação de serviços da indústria criativa, em comparação ao total das exportações do País. Isso inclui a exportação de música, filmes, serviços de arquitetura e artesanatos. Apenas a Holanda supera a marca brasileira.

No geral, a liderança mundial em inovação é da Suíça, seguida por Suécia, Cingapura e Hong Kong. Dos dez maiores inovadores, seis estão na Europa.