Título: Ação do banco em fusões e aquisições tem crescido
Autor: Landim, Raquel ; Cançado, Patrícia
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/07/2011, Negócios, p. B20

O BNDES vem ampliando sua participação nos últimos anos em operações de fusões e aquisições no país. Um levantamento da consultoria Price (PWC) publicado pelo "Estado" em maio mostra que entre 2009 e 2010, o banco esteve por trás de, pelo menos, 64 operações de fusões e aquisições no Brasil.

O número é seis vezes maior do que o registrado no biênio anterior, quando foram contabilizadas apenas dez. Em 2010, o ativo total da BNDESPar atingiu R$ 125,8 bilhões, sendo pouco mais de 80% referente a uma carteira de ações de mais de 150 empresas e fundos de investimento.

O BNDES tem utilizado seu braço de participações, a BNDESPar, para aumentar a sua influência no meio empresarial, principalmente incentivando a consolidação em setores considerados estratégicos pela política industrial adotada no governo Lula.

É o caso do setor de carnes, considerado competitivo para a internacionalização. Essa diretriz subsidiou os investimentos da BNDESPar nos frigoríficos JBS e Marfrig, por exemplo, que fizeram aquisições no exterior.

O banco também atuou diretamente nas fusões Oi/BrT, Sadia/Perdigão e Aracruz/VCP.