Título: Hillary usa Brasil para cobrar acordo
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/07/2011, Economia, p. B14
O modelo tributário do Brasil foi novamente elogiado pela secretária de Estado, Hillary Clinton, por sua capacidade de alcançar uma gama maior de contribuintes e de aumentar a arrecadação federal. Com esse exemplo, mencionado ontem durante seu discurso no lançamento da Parceria de Governo Aberto, Hillary discretamente tocou em um dos mais delicados dilemas dos Estados Unidos neste momento.
Com imensas dificuldades, o presidente americano, Barack Obama, tenta extrair da oposição republicana um acordo sobre cortes de despesas e aumento de receitas públicas nos próximos dez anos e sobre o aumento do teto da dívida pública. "Eu elogio o Brasil mundo afora e vou fazê-lo de novo aqui. O que o Brasil fez nos últimos 25 anos foi surpreendente", disse Hillary, ao lado do chanceler brasileiro, Antônio Patriota.
No ano passado, Hillary havia elogiado abertamente a elevada carga tributária brasileira, alheia ao impacto dessa cifra na competitividade do setor produtivo nacional. Ontem, ao retomar o exemplo do Brasil, ela disparou uma mensagem indireta aos eleitores e políticos dos Estados Unidos sobre a necessidade de acabar com as reduções de tributos para os mais ricos e de manter gastos nas áreas sociais. Essas são duas áreas de clara oposição dos republicanos.
"Eu me encontrei com um presidente de um país que está tentando arduamente aumentar a arrecadação e, basicamente, a parcela mais rica se recusa a pagar por escolas, hospitais e infraestrutura. Eles simplesmente dizem não", descreveu, referindo-se a Obama e à oposição republicana. C