Título: Dilma e Cristina têm encontro marcado para agosto
Autor: Palacios, Ariel ; Silva, Cleide
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/07/2011, Economia, p. B4

O sempre problemático relacionamento comercial entre Argentina e Brasil está na pauta da reunião bilateral agendada para os próximos dias 10 e 11 de agosto, quando a presidente argentina Cristina Kirchner deve se encontrar com a presidente brasileira Dilma Rousseff em Brasília.

Oficialmente, as datas e a agenda estão fechadas, mas não há ainda certeza do encontro porque há a possibilidade de a presidente argentina adiar o encontro.

Alguns temas espinhosos aguardam o encontro entre as duas presidentes. Entre elas, as crescentes barreiras comerciais aplicadas pela Argentina a produtos brasileiros e as consequentes retaliações do Brasil, que atingem principalmente carros produzidos lá e cá e costumam render notícias sobre pátios de fronteira lotados e à espera do desembaraço alfandegário.

O Brasil também espera o apoio argentino a uma medida apresentada ao Conselho de Comércio do Mercosul e que permitiria a elevação de tarifas momentaneamente para impedir uma avalanche de produtos produzidos fora do mercado comum - especialmente os produtos chineses.

Até agora, nenhum dos sócios se manifestou claramente, apesar de Paraguai e Uruguai, maiores beneficiários desse tipo de triangulação comercial, darem sinais de que não estão dispostos a aceitar a proposta brasileira.

Um tema deve receber um tratamento tranquilo no encontro entre Dilma e Cristina: o apoio brasileiro ao pleito argentino sobre as ilhas Malvinas.

Recentemente, o governo argentino fez uma queixa às Nações Unidas sobre a posse inglesa das ilhas.