Título: Nenhum ser humano é ilegal
Autor: Nakagawa, Fernando
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/07/2011, Economia, p. B14

Um dia antes da manifestação no prédio de Maria José, a mobilização de vizinhos e indignados protegeu outra pessoa: Abdoulay Sek, um camelô senegalês ilegal na Espanha. Diante de uma tentativa de prisão do vendedor ambulante por não portar os papéis da imigração europeia, algumas dezenas de pessoas - que estavam em uma assembleia na praça central do bairro de Lavapiés - protestaram pelas ruas do bairro para impedir que a polícia chegasse a Sek.

"Nenhum ser humano é ilegal" era o grito de guerra dos manifestantes que chegaram até a avenida central, onde a polícia se preparava para realizar a procura pelo imigrante. Diante da reação inesperada dos moradores do bairro habitado especialmente por estudantes espanhóis e imigrantes africanos e árabes, a polícia se retirou após alguns minutos diante dos manifestantes. Vídeos na internet mostram a saída de carros da polícia sob aplausos dos manifestantes.

Em meio a um processo eleitoral para a sucessão do chefe do Executivo espanhol, o socialista José Luis Rodríguez Zapatero, o secretário geral do conservador PP, Francisco Granados, reclamou do governo por ser incapaz de cumprir a lei. "Quando se deixa a rua nas mãos de uns poucos, ocorre um desmando generalizado. Já começo a duvidar se essa ação não foi premeditada ou um ensaio para o que eles pretendem fazer quando Mariano Rajoy chegar ao poder". Rajoy será o candidato da oposição contra o governista Alfredo Pérez Rubalcaba.