Título: Câmbio afeta mais da metade da indústria
Autor: Chiara, Márcia De
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/07/2011, Economia, p. B1/3

O nível atual da taxa de câmbio, que favorece a invasão de produtos importados, afeta hoje mais da metade (62%) das empresas do setor industrial, segundo Sondagem Conjuntural da Indústria de Transformação, da Fundação Getúlio Vargas. Além do consumo mais fraco dos últimos meses, a concorrência dos importados, especialmente dos chineses, reduziu o ritmo de produção da indústria e ampliou estoques.

De acordo com a pesquisa, que consultou cerca de mil empresas e pela primeira vez mediu o estrago do real valorizado na produção, 38% das companhias que se consideram afetadas pelo câmbio disseram que o impacto é alto. Para 54% é moderado e para 8%, baixo. Por categoria de uso, o impacto maior do câmbio e dos importados ocorre nos bens duráveis e nos bens de capital.

Nos bens de capital, 80% das indústrias se consideram afetadas pelo câmbio, das quais 41% de forma intensa. Nos bens de consumo duráveis, 85% das indústrias se declaram prejudicadas, das quais 27% de forma alta e 73%, moderada.

O estrago dos importados é nítido na produção de aparelhos de ar condicionado. "Todos as indústrias de aparelhos de ar condicionado da Zona Franca de Manaus deram férias coletivas de um mês", conta o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Manaus, Valdemir Santana. Ele acrescenta que a Whirlpool fez demissões nessa linha de produção no começo de julho. "O estoque de aparelhos de ar condicionado subiu porque os importados chineses entraram no mercado com preços menores."

José Drummond Jr., presidente da Whirlpool, confirma que deu férias coletivas de um mês, entre 13 de junho e 12 de julho, a 1.300 trabalhadores das linhas de produção de aparelhos de ar condicionado, forno de micro-ondas e lava-louças, como ocorre todos os anos nesta época para preparar a fábrica para o período de maior produção.

Quanto às demissões na linha de ar condicionado, a empresa informa que reduziu os quadros por causa da concorrência dos importados e da sazonalidade desfavorável, mas não divulga o tamanho do corte.