Título: Venezuela passa Arábia em reserva de petróleo
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/07/2011, Economia, p. B4

Dados divulgados pela Opep põem os venezuelanos como os maiores produtores do mundo; analistas têm dúvidas sobre a viabilidade comercial

Isaac Urrutia/Reuters¿28/2/2011Ranking. Torres de perfuração no Lago Maracaibo: reservas do país são as maiores do mundo O boletim estatístico anual da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), divulgado ontem, mostrou que as reservas comprovadas de petróleo da Venezuela ultrapassaram as da Arábia Saudita em 2010 e se tornaram as maiores do mundo.

Segundo a Opep, as reservas comprovadas de petróleo da Venezuela alcançaram 296,5 bilhões de barris no ano passado, com crescimento de 40,4% no ano, enquanto as reservas sauditas ficaram em 264,5 bilhões de barris.

No longo prazo, essa mudança, ao lado do crescimento das reservas de Irã e Iraque, dá mais poder dentro da Opep para países-membros que defendem preços altos. As reservas do Iraque tiveram um crescimento de 24,4% em 2010, para 143,1 bilhões de barris, e as do Irã cresceram 10,3%, para 151,2 bilhões de barris.

Segundo a Opep, as reservas de petróleo bruto de todos os países-membros totalizavam 1,193 trilhão de barris no fim de 2010, com um crescimento de 12,1% em relação ao ano anterior; isso era o equivalente a 81,3% das reservas mundiais comprovadas, de 79,6% no fim de 2009.

Os dados da Opep em geral confirmam números fornecidos no começo do ano pelos países- membros.

Viabilidade comercial. Analistas têm dúvidas sobre se o aumento das reservas de petróleo venezuelanas tem viabilidade econômica, já que a maior parte é de petróleo pesado e extrapesado da Bacia do Orinoco, cuja extração é considerada mais difícil e mais cara.

As estatísticas venezuelanas, que anteriormente eram controvertidas, agora são consideradas mais confiáveis, depois de a Agência Internacional de Energias (AIE) das Organizações das Nações Unidas revisar seus critérios de cálculo, no mês passado.

Os dados da Opep também confirmam as declarações do governo do Irã, de que as sanções econômicas impostas pelos Estados Unidos e por seus aliados não estão prejudicando o desenvolvimento de sua indústria de petróleo e gás.

Segundo o cartel, as exportações iranianas de petróleo para a Europa tiveram um crescimento de 34,5% em 2010, para a média de 764 mil barris por dia; as exportações iranianas tiveram um crescimento global de apenas 0,7%, já que as vendas para a região da Ásia e do Pacífico tiveram uma queda de 11%. Já as reservas iranianas de gás natural tiveram um crescimento de 11,8% no ano passado, enquanto suas exportações de gás cresceram 48,7%.

O valor total das exportações de petróleo dos países-membros da Opep alcançou US$ 745,1 bilhões em 2010, com um crescimento de 27,2% em relação ao ano anterior. O PIB agregado dos países da Opep alcançou US$ 2,325 trilhões em 2010, com um crescimento de 11,2%. / DOW JONES NEWSWIRES