Título: Teste de estresse reprova 8 bancos na União Europeia
Autor: Netto, Andrei
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/07/2011, Economia, p. B5

Pequeno número de instituições reprovadas provocou ceticismo sobre os resultados do teste, que aprovou 83 bancos europeus

Oito instituições financeiras fracassaram no teste de estresse realizado pela Autoridade Bancária Europeia (ABE). Cinco bancos da Espanha, dois da Grécia e um da Áustria precisarão passar por processos de recapitalização de ? 2,5 bilhões, segundo orientação feita ontem pelo Banco Central Europeu (BCE). O resultado da prova aponta que, em tese, as 83 instituições aprovadas podem resistir a uma recessão séria durante dois anos.

Para analistas do mercado financeiro, porém, o pequeno número de bancos reprovados, em um momento de grave crise na Europa, trouxe dúvidas sobre a credibilidade do teste.

O balanço foi divulgado no fim da tarde, após o fechamento das bolsas europeias. Os bancos espanhóis foram os mais avaliados, com 25 companhias, e também os mais reprovados. Sem surpresa, as "caixas" se revelaram as mais frágeis: Caja Mediterraneo (CAM), CatalunyaCaixa, Unnim e CajaTres, assim como Banco Pastor, terão de se reestruturar. Nos testes de 2010, os espanhóis haviam se revelado os mais precários.

Na Grécia, os bancos Eurobank e ATEBank - já reprovado no ano passado - não passaram no teste. Já as incertezas sobre o Banco Nacional da Grécia (BNG), o maior do país, foram, segundo a ABE, dirimidas. Completa a lista dos fracassados o banco austríaco Österreichische Volksbank.

O objetivo dos testes de estresse era provar a solidez do sistema financeiro do bloco, mesmo que a União Europeia atravesse sua mais grave crise desde o advento do euro. Instituições da Alemanha, França e Itália passaram sem sobressaltos, e até os bancos da Irlanda e de Portugal - dois países em grave crise - saíram-se bem. A explicação do sucesso pode estar no fato de que os cenários adotados no teste foram regionalizados, partindo do impacto possível de uma recessão em cada país.

O ponto central avaliado foi a capacidade de cada instituição de manter empréstimos, investimentos e outros ativos dentro das chamadas normas "Core Tier 1", que estabelece o teto de comprometimento em 5% em caso de crise. A recessão foi definida por previsões de crescimento 4% inferiores às estimadas pela União Europeia até 2012.

Tão logo saíram os resultados, o BCE divulgou comunicado saudando a eficiência dos mecanismos de controle. A Comissão Europeia também se felicitou. "Os resultados dos testes mostram que os bancos europeus estão mais fortes e mais bem preparados para resistir a choques", disse a instituição, que comparou a prova com a de 2010.

No ano passado, quando sete instituições foram reprovadas, o Comitê Europeu dos Controladores Bancários (Cebs) - então responsável pelo levantamento - recomendou recapitalizações que totalizaram ? 4 bilhões. Mas entre 2010 e 2011, segundo a ABE, a segurança das instituições financeiras teria sido ampliada por mais de ? 60 bilhões.

Reação. Apesar do otimismo das autoridades, ainda fica em aberto qual será a reação dos mercados financeiros aos exames. No ano passado, os testes foram considerados muito pouco exigentes pelos investidores.

As primeiras análises foram de ceticismo. "Com apenas oito bancos fracassando e a exigência de que essas instituições elevem 2,5 bilhões em capital, os testes não foram a solução para restaurar a confiança. O que era necessário era que mais bancos falhassem e mais capital fosse exigido", disse Michael Symonds, analista de crédito do Daiwa Capital Markets, em Londres.

Já o economista Jason Karaian, do The Economist Intelligence Unit, disse que, "sob um teste mais realístico, o atual capital faltante provavelmente deve ser de pelo menos dez vezes a estimativa oficial de 2,5 bilhões". / COM REUTERS

TERMÔMETRO

Para que serve O teste aplicado nos bancos serve para medir a capacidade da instituição de se manter saudável no caso de um cenário de crise econômica que leve os países a darem um calote nas dívidas.

Frequência Em 2010, os bancos também passaram por esse teste