Título: Nos EUA, GM se reinventa para produzir o Sonic
Autor: Vlasic, Bill
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/07/2011, Negócios, p. B15

Empresa faz duro corte de custos para fabricar modelo popular localmente

O único carro subcompacto fabricado em solo americano sairá em breve de uma fábrica da área suburbana de Detroit tão incomum quanto o carro em si. A linha de produção foi confinada à metade do espaço de uma fábrica tradicional. Os robôs soldadores estão concentrados em grupos eficientes e não espaçados ao longo da linha, enquanto muitos trabalhadores recebem a metade de um salário típico de um sindicalizado. Até a primeira camada de agente antiferrugem foi reformulada para ter um centésimo da espessura, mais barata que o revestimento em outros carros.

A Fabrizio Costantini/The New York TimesEconomia. Trabalhador da fábrica da GM que produzirá o subcompacto Sonic receberá US$ 14 por hora, a metade do valor tradicional para a categoria Um dos mais antigos axiomas da indústria automobilística é que nenhuma companhia consegue construir um carro subcompacto nos Estados Unidos e ganhar dinheiro, porque seu preço de venda é baixo. O Ford Fiesta é montado no México. O Honda Fit em vários locais, incluindo China e Brasil. Mas com os americanos - e Detroit - redescobrindo carros pequenos por causa da alta do preço da gasolina, a General Motors pretende derrubar essa noção com o Sonic. O modelo não só proporcionará nova entrada da GM na camada inferior do mercado quando for lançado em setembro, como se espera que represente avanço no estabelecimento de um novo nível de cooperação entre Detroit e o UAW, o sindicato dos trabalhadores automotivos.

Economia. A fábrica radicalmente reformada opera com menos e mais baratos trabalhadores, muitos dos quais recebem US$ 14 por hora em vez do salário pleno de US$ 28 por hora do UAW. A planta em si é menor e reconfigurada para poupar dinheiro. Executivos moldaram mudanças acompanhando fábricas mais eficientes da GM na Alemanha e na Coreia do Sul.

A área da linha de montagem foi reduzida de cerca de 93 mil metros quadrados para cerca de 47 mil. A conta da energia foi reduzida com o acionamento de operações com gás metano de aterros sanitários próximos.

O Sonic será o menor e mais econômico carro da GM para combustíveis convencionais. Foi concebido em 2008 antes de o governo salvar a empresa da falência, quando negociadores da companhia e do sindicato começaram a quebrar a cabeça sobre como fazer um carro subcompacto lucrativo nos EUA em vez de fazê-lo em países de salários baixos. "Queríamos provar que podíamos fazê-lo", disse Diana D. Tremblay, diretora de relações trabalhistas da GM, "e entramos nisso de mente aberta."

O UAW tentou persuadir a Ford a produzir o subcompacto Fiesta nos EUA, mas a Ford optou pelo México, onde os salários e benefícios de um metalúrgico ficam em menos de US$ 10 por hora. Um trabalhador sindicalizado com salário completo nos EUA custa à GM perto de US$ 60 por hora. Mesmo um empregado em nível inicial custa US$ 30 por hora.

Embora não seja o único fator na produção de um subcompacto lucrativo, os custos mais baixos da mão de obra são críticos para a decisão de construir o Sonic em Michigan. Num acordo trabalhista inovador, o UAW permitiu que a GM pagasse a 40% de seus trabalhadores salário de nível inicial.

"A estrutura de salário em nível inicial foi um importante facilitador porque obviamente quanto menor o carro menor a margem de lucro", disse Diana.

O presidente do UAW, Bob King, disse que o sindicato considerou o significado de um subcompacto competitivo para a linha geral de produtos da GM. O Sonic é o primeiro subcompacto que a GM tentou fazer no mercado doméstico desde o Chevette, há quase 40 anos, fora um breve esforço conjunto com a Toyota para fazer o Geo Prisms. O menor carro de sua linha é atualmente o Aveo, subcompacto desenvolvido pela subsidiária sul-coreana da GM.

"Estamos comprometidos com o sucesso da empresa", disse King. "Tivemos de conversar sobre um modelo de negócios que faça sentido."

Apesar de todas suas promessas, o Sonic ainda terá de convencer os consumidores de que a GM encontrou a fórmula certa para um subcompacto atraente e acessível. Esforços anteriores foram pouco potentes e contribuíram para a reputação pouco animadora da GM no mercado de carros em geral. "A GM tem muita coisa a provar com o Sonic", disse Joseph Phillippi, da empresa de pesquisa Auto Trends. "É preciso cortar custos, mas produzindo um carro competitivo." / TRADUÇÃO DE CELSO PACIORNIK

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