Título: Imóvel garantiu a compra da chácara
Autor: Modé, Leandro
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/08/2011, Economia, p. A10

O economista e professor José Carlos da Silva, de 57 anos, só conseguiu realizar o sonho de ter uma chácara graças ao refinanciamento imobiliário. Em maio, ele tomou R$ 156 mil emprestados na BM Sua Casa, empresa do grupo Brazilian Finance Real State (BFRE) e deu como garantia o apartamento em que vive, no bairro do Tatuapé, zona leste da capital paulista.

Thiago Teixeira/AEProjeto de vida. José Carlos usou parte do seu apartamento para obter financiamento "Eu havia procurado outras opções no mercado para poder investir na minha chácara, mas todas eram mais caras e tinham prazos curtos", comenta. Silva terá 240 meses (20 anos) para pagar. Ele não lembra a taxa de juros que está pagando. "Só sei que é inferior à de outras modalidades de crédito que pesquisei."

O economista comprometeu aproximadamente 20% da renda com o empréstimo. O limite imposto pela BM Sua Casa, segundo Fabio Nogueira, diretor e sócio fundador da BFRE, é de 30% da renda líquida do devedor. "É um porcentual que nos deixa confortáveis", diz. "Mais do que isso, fica arriscado."

Silva não esconde a felicidade por poder tocar o que chama de "projeto de vida". "A chácara é um lugar com natureza, para onde posso levar minha esposa, meus filhos e netos", comenta. "Hoje tenho uma agenda mais flexível, que me permite viajar na sexta-feira." Por ora, as viagens de pouco mais de uma hora para Ibiúna têm sido feitas para gerenciar as obras.