Título: Pílula faz crescer risco de infecção pelo HIV
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/07/2011, Vida, p. A20

Mulheres que usam método contraceptivo hormonal têm mais chance de ser contaminadas ou de transmitir o vírus, indica estudo feito na África

ATLANTA

Mulheres infectadas com o HIV têm quase o dobro de chance de transmitir o vírus se estiverem usando métodos contraceptivos hormonais. Já as mulheres sem o vírus que utilizam os mesmos métodos correm mais risco de serem contaminadas. O estudo, desenvolvido na Universidade de Washington, foi divulgado ontem na 6.ª Conferência da Sociedade Internacional de Aids (IAS), em Roma.

A pesquisa foi feita entre 2004 e 2010 em sete países da África - Quênia, Uganda, Ruanda, Botswana, Zâmbia, Tanzânia e África do Sul -, com cerca de 2,5 mulheres com HIV que tinham parceiros não infectados. Um terço tomou pílula ou usou injeção hormonal como método contraceptivo. Entre os parceiros dessas mulheres, o índice de infecção foi de 2,61% por ano. No outro grupo, a taxa foi de 1,51%.

Também foram observados cerca de 1,3 mil casais em que apenas o homem tinha o vírus. Cerca de 20% das parceiras usavam um método contraceptivo hormonal, na maioria injeções. O estudo mostra que, nesse grupo, o índice de mulheres infectadas foi de 6,6%, contra 3,8% entre aquelas que não usavam método hormonal para evitar a gravidez.

Segundo os pesquisadores, não havia diferenças significativas no uso de camisinha ou no comportamento sexual que poderiam interferir no resultado.

Explicação. Conforme os pesquisadores, não há dados suficientes que indiquem o motivo de os hormônios aumentarem o risco de contaminação.

O aumento do risco de infecção pelo HIV também deve ser avaliado frente as consequências da gravidez indesejada, que, na África, incluem complicadores como mortalidade materna e miséria.

"A contracepção é incrivelmente importante para o desenvolvimento econômico e social de mulheres e crianças no mundo todo", disse o médico Jared Baeten, pesquisador da Universidade de Washington que participou do estudo ao lado de Renee Heffron.

Os pesquisadores ressaltam que as descobertas são importantes, mas precisam ser confirmadas por outros estudos, já que esse foi o primeiro desenvolvido com foco na contracepção hormonal. / AGÊNCIAS INTERNACIONAIS