Título: Título dos EUA rende merrequinha de juros, diz Lula
Autor: Fernandes, Adriana ; Graner , Fabio
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/08/2011, Economia, p. B6

Em vez de ganhar "uma merrequinha de juros" aplicando suas reservas internacionais em títulos norte-americanos, os países sul-americanos deveriam utilizar parte desses recursos para formar um fundo garantidor que permitisse realizar os investimentos de infraestrutura que a região necessita.

A proposta foi apresentada ontem pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na abertura do 1º Fórum de Investimento Colômbia-Brasil, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Bogotá. "Não precisamos mais da espada de fogo de Bolívar, precisamos de bancos de investimento", afirmou. "É uma boa ideia", comentou o presidente do BID, Luís Alberto Moreno.

Os países da região possuem, juntos, US$ 700 bilhões em reservas e, ao mesmo tempo, muita carência de infraestrutura, observou Moreno. "Temos que por a imaginação para funcionar", disse, acrescentando que é necessário encontrar uma fórmula que permita fazer esses financiamentos sem colocar em risco os recursos das reservas.

Moreno acrescentou que BID e BNDES pretendem estabelecer uma parceria no financiamento de projetos de integração. O banco possui US$ 1,8 bilhão ao ano, até 2015, para esses empreendimentos. / LU AIKO OTTA VIAJOU A BOGOTÁ A CONVITE DO BID