Título: Louvo a ação de Dilma para melhorar quadros
Autor: Otta, Lu Aiko
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/08/2011, Nacional, p. A8

Para tucano, causa dos problemas da coalizão e a fragmentação de partidos, que só pode ser alterada com reforma política

A dificuldade enfrentada pela presidente Dilma Rousseff, que quer eliminar focos de corrup­ção em varias áreas de seu go­verno, mas tem sua ação limita­da pela necessidade de composi­ções políticas com sua base de sustentação no Congresso Na­cional, deveria ser atacada de forma estrutural, disse ao Esta­do o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Apesar disso, ele disse "louvar" a iniciativa do Planalto ate agora.

Alckmin defende a reforma política como solução eficaz pa­ra o problema. "Suprima a cau­sa, que o efeito cessa", diz ele, um dos líderes da oposição.

.0 que 0 sr. esta achando da faxina da presidente Dilma?

No sistema presidencialista, cargo de confiança e de decisão da presidente. Entendo que as quest5es do profissionalismo, da eficiência com a gasto públi­co são centrais. E vejo que há. um provérbio latino que diz: "sublata causa, tollitur effeetus". Suprima a causa, que a efeito cessa. Ha um problema grave na política brasileira que e essa fragmentação partidária, que es­ta se agravando. São 27 partidos com registro no TSE, 20 a cami­nho de se registrar, então serão 47 partidos. A reforma política e necessária para que se tenha um quadro partidário com fide­lidade, com programas, e não tão fragmentado, porque isso di­ficulta a governabilidade. Lou­vo a iniciativa da presidente no sentido de procurar melhorar a quadro político.

Mas esse e um assumo da competência da presidente. Assunto interno. Torço para que ele vá bem.

¿ A presidente mandou aquela carta elogiosa ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso por ocasião dos 80 anos dele, ficou ao lado de tucanos no velório do ex-presidente ltamar Franco ...

o reconhecimento dela ao pre­sidente Fernando Henrique de­monstra sentido de justiça, urna visão mais ampla do pro­cesso político. Alguns dizem que estão diminuindo as dife­renças entre as partidos. Acho isso positivo, mostra a maturidade da política brasileira. Muitas coisas que eram objeto de lu­ta política passaram a ser con­senso. Nós ficamos felizes de ver que nossas teses, que sem­pre defendemos e o PT comba­tia, o PT reconhece que são importantes para 0 Pais.

¿ 0 sr. vê no horizonte futuro uma aproxima~o do PSDB com o governo?

Vejo que nas quest5es de inte­resse nacional o PSDB sempre vai ajudar a Brasil. Mas enten­do que e importante ter oposi­ção. A marca da democracia e a contraponto: quem ganha go­verno e quem perde fiscaliza.