Título: No Rio, participação dos pais é exigida em programa de renda
Autor: Leal, Luciana Nunes
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/08/2011, Vida, p. A23

Para a família pobre com criança na rede municipal receber o Cartão Família Carioca, pais têm de comparecer a reuniões

Na rede municipal do Rio, uma das exigências para os benefícios do Cartão Família Carioca, de transferência direta de renda para cerca de 100 mil famílias pobres, é a presença de pelo menos um dos pais ou responsáveis nas reuniões escolares, que são bimestrais. O programa foi lançado em dezembro passado, com a presença do então presidente Lula, do governador Sérgio Cabral e do prefeito Eduardo Paes.

"É muito importante que os pais participem, mas é preciso ver que tipo de relação eles têm com as escolas", defende o professor da UFRJ Marcelo Paixão, especializado no estudo de raças. "Nas reuniões, é importante que eles não apenas ouçam, mas também falem. A escola tem de ser o centro de formação de cidadania", acrescenta.

"Com todos os avanços sociais recentes, ainda há 16 milhões de indigentes neste país. Não pode botar nessas famílias o fardo da responsabilidade pela educação dos filhos", emenda o professor.

Paradigma. Fundador da Educafro, rede de cursos pré-vestibulares voltados para estudantes afrodescendentes e de baixa renda, o frade franciscano David Raimundo Santos diz que a ideia de que os filhos deviam abandonar a escola para trabalhar e ajudar a família começa a ficar para trás.

"Esse paradigma está sendo quebrado. Hoje ainda encontro pais que dizem que os filhos têm de ajudar a família a comer, mas também há casos de mães que, estimuladas pelos filhos universitários, resolveram voltar a estudar e ingressaram elas próprias na universidade", diz Frei David.

--------------------------------------------------------------------------------