Título: Para Febrabran,rebaixamento serve de alerta
Autor: Rodrigues, Eduardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/08/2011, Economia, p. B6

O rebaixamento da classificação de risco dos Estados Unidos é um alerta importante para o governo e o Congresso americano, podendo se transformar no médio prazo num problema também para a economia mundial, na opinião do presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Murilo Portugal.

"Os Estados Unidos precisam levar a sério um ajuste fiscal forte e duradouro no médio prazo", disse Portugal à Agência Estado. Para ele, tanto o presidente Barack Obama quanto os republicanos estavam certos no recente debate para elevação do teto da dívida da maior economia do planeta: é preciso aumentar os impostos, pois a carga tributária federal americana representa apenas 15% do PIB, e é necessário também fazer uma reforma nos benefícios e pensões, além dos gastos com saúde e militares para reduzir déficit.

Na opinião de Portugal, o mudança da classificação da nota de risco americana deverá provocar um impacto, porém, não tão significativo. "Deverá haver um impacto imediato, já que muitos fundos de investimentos são impedidos de investir em títulos de dívida que não tenham a classificação de risco mais alta AAA", disse Portugal. "Embora o mercado já tenha antecipado em parte o impacto do rebaixamento durante a deterioração observada na semana passada."