Título: Aquisição põe Google na disputa pelo promissor mercado de smartphones
Autor: Oscar, Naiana
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/08/2011, Economia, p. B1

Dados recentes mostram que, em maio, existiam no País 19,7 milhões de celulares inteligentes; em junho, número saltou para 21,2 milhões

A compra da Motorola pelo Google repercutiu imediatamente nas ações da Nokia, empresa que pode ser uma das beneficiadas pelo negócio fechado entre a concorrente e o gigante da internet. Os papéis da companhia finlandesa, que vinham acumulando perdas de mais de 40% desde o início do ano, avançaram 17,4% ontem após o anúncio. As ações da Motorola também dispararam 55,8%, para US$ 38,13. Já as do Google, fecharam em queda de 1,2%, US$ 557,23.

Para especialistas do setor, a aquisição pode fazer com que outras fabricantes de celulares abandonem o sistema operacional do Google (Android) - líder de mercado com 43% de participação - para adotar o software da Microsoft. E nisso, a Nokia está na frente.

No início do ano, a fabricante finlandesa abandou seu próprio sistema operacional, o Symbian, para adotar o Windows Phone 7, como sua principal plataforma de software em smartphones. "Isso reforça ainda mais nossa tese de que as oportunidades para o braço de smartphones da Nokia serão maiores com o Windows", disse um porta-voz da Nokia à imprensa internacional.

O negócio anunciado ontem fez voltarem ao mercado as especulações de que a Microsoft estaria tentando comprar a Nokia. Os primeiros aparelhos resultantes da parceria entre as duas empresas devem chegar ao mercado no ano que vem.

Líder de vendas no segmento de telefones inteligentes desde 1996, quando lançou seu primeiro modelo, a Nokia caiu este ano para a terceira posição no ranking. A empresa foi ultrapassada pela Apple e pela Samsung no último trimestre. Em volume, no entanto, ela continua sendo a maior fabricante de telefones do mundo.

Concorrentes. "Se priorizar a Motorola e abandonar os outros parceiros, o Google vai sair perdendo", diz Thiago Moreira, gerente regional de produtos da Nielsen Telecom Practice Group. "Deixar de lado a multiplataforma, iria contra a ideia de fazer um sistema aberto, onde todo mundo colabora, fabricantes e desenvolvedores de aplicativos."

Para evitar especulações a respeito disso, o Google tratou de divulgar em seu blog, imediatamente após o anúncio, declarações de apoio ao negócio dos principais executivos de fabricantes de smartphones, como a Samsung.

Telefones inteligentes. Segundo dados divulgados pelo próprio site de buscas, mais de 150 milhões de smartphones já operam com o sistema Android, lançado em 2008. E outros 550 mil novos aparelhos aderem ao sistema diariamente. Como o software é oferecido gratuitamente, o Google baseia sua estratégia na publicidade móvel.

Agora, com a aquisição da Motorola, o gigante da internet passa a contar com uma nova fonte de receita. O Google vai abocanhar parte do mercado de telefones inteligentes, que explodiu nos últimos anos.

No mundo, o mercado de smartphones saiu de 2 milhões de aparelhos em 2009 para 476 milhões de unidades vendidas até o fim deste ano, segundo levantamento da consultoria especializada IDC. No Brasil, segundo dados da consultoria Teleco, existem 21,2 milhões de smartphones. Os consultores brasileiros dizem que ainda não é possível mensurar o impacto do negócio no País. "Num primeiro momento, não sentiremos diferença", diz Eduardo Tude, da Teleco. / LUIZ GUILHERME GERBELLI E AGÊNCIAS INTERNACIONAIS