Título: Grupo Estado promove debate sobre pré-sal
Autor: Lima, Kelly ; Valle, Sabrina
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/08/2011, Economia, p. B4

Os problemas da exploração de petróleo em área do pré-sal serão discutidos hoje no seminário "Os Novos Desafios do Pré-sal", promovido pelo Grupo Estado das 9h às 12h40 no auditório na Avenida Engenheiro Caetano Álvares, 55, no Bairro do Limão, em São Paulo.

Participarão do evento o presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, e a diretora da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para exploração e produção, Magda Chambriard. Eles estarão no painel final, "Os Caminhos a Seguir", e depois responderão a perguntas da plateia e de internautas.

Os problemas mais graves da indústria - como a carência de mão de obra, a dificuldade do cumprimento da exigência de conteúdo nacional e os gargalos logísticos, por exemplo - serão debatidos no painel de abertura, "Os Principais Gargalos".

Com mediação do jornalista João Caminoto, editor-chefe da Agência Estado, discutirão o tema o diretor do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial, Norman Gall, autor de cinco artigos dominicais publicados no Estado entre janeiro e junho deste ano, sobre os desafios tecnológicos, logísticos, industriais e de financiamento do pré-sal; o economista Gustavo Gattas, do BTG Pactual; o diretor-superintendente da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), Eloy Fernández y Fernández; e Carlos Monge, diretor para a América Latina do Revenue Watch Institute, organização não governamental sediada em Nova York e dedicada ao monitoramento da aplicação dos recursos do petróleo e minerais em benefício das populações.

--------------------------------------------------------------------------------