Título: Deputados brasileiros vão à Líbia a convite de Kadafi
Autor: Chacra, Gustavo
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/08/2011, Internacional, p. A14

A convite do ditador Muamar Kadafi, os deputados Delegado Protógenes (PCdoB-SP) e Brizola Neto (PDT-RJ) seguem amanhã para uma visita à Líbia. A intenção do governo líbio, segundo informação obtida com a assessoria parlamentar, é mostrar que o país do Norte da África sofre com os ataques da Otan, que está ao lado dos rebeldes.

A embaixada da Líbia escolheu os dois deputados por considerar que eles são simpáticos à causa de Kadafi. A missão vai durar uma semana e estão previstas visitas a hospitais em Trípoli, para que os parlamentares vejam as vítimas dos ataques da Otan, e encontros com autoridades do governo de Kadafi.

A viagem será custeada pelo governo líbio, sem despesas para a Câmara.

Desde março, a aliança atlântica comanda as operações contra o regime de Kadafi, antes lideradas pelos EUA. Trípoli tem sido quase diariamente alvo de bombardeios da Otan.

A operação foi autorizada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, mas países emergentes - entre eles, o Brasil - acusam as potências ocidentais de terem extrapolado a missão autorizada pelo órgão multilateral.