Título: Após semana tensa, bolsas fecham com alta
Autor: Chade, Jamil
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/08/2011, Economia, p. B1

As bolsas de valores no Brasil e no mundo fecharam com ganhos depois de uma semana tensa. Os ganhos do dia repercutiram o anúncio feito na noite de quinta-feira de que França, Bélgica, Itália e Espanha proibiram vendas a descoberto de ações do setor financeiro.

Segundo Richard Sanders, executivo-chefe da Associação de Gestores de Investimento (IMA), a proibição das vendas a descoberto significa que as autoridades reguladoras acreditam que a queda das ações dos bancos tem sido agravada por causa de uma atividade especulativa de curto prazo. Entretanto, ele e outros participantes do mercado acreditam que a proibição pode ter um efeito contrário.

Uma pesquisa da IMA mostra que as quedas dos papéis do setor financeiro no Reino Unido se aceleraram em 2008, após os reguladores proibirem as vendas a descoberto. "A venda a descoberto é uma prática legítima que ajuda os mercados de capitais a funcionarem eficazmente", diz Andrew Baker, executivo-chefe de uma outra associação de gestores de investimentos.

Na Europa, a Bolsa de Londres avançou 3,04%; Paris, 4,02%; e Frankfurt, 3,45%. Em Nova York, o Dow Jones terminou o pregão em alta de 1,13%; S&P avançou 0,53%; e Nasdaq ganhou 0,61%. Na semana, acumularam, respectivamente, quedas de 1,53%, 1,71%, e 0,94%.

No Brasil, o Ibovespa garantiu um dia de ganhos, o quarto consecutivo, fechando em 0,24%. Na semana, o saldo ficou positivo em 1%. / DOW JONES NEWSWIRES