Título: SEC vai investigar vazamento de informação pela Standard & Poor's
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/08/2011, Economia, p. B4

A agência de crédito Standard & Poor"s será questionada pela Securities and Exchange Comission (SEC, que seria o equivalente da Comissão de Valores Mobiliários no Brasil) para saber quem sabia da redução da nota dos EUA anunciada no início da noite do dia 5, uma sexta-feira. O objetivo do órgão é saber se algum investidor foi beneficiado por informação privilegiada no pregão daquela data.

A notícia foi publicada ontem no diário Financial Times e não foi confirmada oficialmente pela S&P e pela SEC. A agência e o órgão regulatório tampouco negaram a reportagem. No dia 5, os principais índices da Bolsa de Valores de Nova York despencaram e, ao longo do pregão, havia um boato no mercado de que a nota dos Estados Unidos seria reduzida no fim do dia. Foi exatamente o que aconteceu, com a diminuição de AAA para AA+.

Ed Sweeney, porta-voz da S&P, disse que a firma não discute interações com as agências regulatórias, apesar de o contato ser frequente. "A S&P tem políticas de confidencialidade que proíbe nossos analistas ou membros da comissão de avaliação de realizarem operações envolvendo papéis de companhias e governos avaliados por eles", afirmou em comunicado à imprensa.

Analistas diziam que pode ter havido coincidência em alguns casos, com investidores realmente apostando na redução da nota americana, como ocorre agora com a França, apesar de as agências não darem indicações de que isso possa ocorrer.

Ao longo do fim de semana, vários investidores e especialistas diziam que a forte queda do dia 5 já levava em conta a provável redução da nota dos Estados Unidos. Segundo afirmou ao Estado o professor Robert Whaley, diretor do Centro de Pesquisas do Mercado Financeiro da Universidade Vanderbilt, "a previsão da redução da nota era algo que já vinha ocorrendo há algum tempo. Não foi novidade".