Título: Estoque alto leva GM a conceder férias coletivas
Autor: Otta, Lu Aiko
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/08/2011, Economia, p. B8

Empresa vai dispensar 300 funcionários da linha de produção da fábrica de São José dos Campos durante duas semanas

A General Motors vai dar duas semanas de férias coletivas a partir do dia 22 para 300 funcionários da fábrica de São José dos Campos (SP), onde são feitos os modelos Corsa, Meriva, Zafira e Montana. Deixarão de ser fabricados aproximadamente 1,5 mil carros no período.

O anúncio foi feito ontem, um dia após a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) ter divulgado que a indústria e os concessionários acumulam 367,1 mil veículos nos pátios, estoque equivalente a 36 dias de vendas.

O presidente da Anfavea, Cledorvino Belini, disse no mês passado que estoque acima de 35 dias passa a ser considerado crítico porque pesa nos custos das empresas. No fim de junho, o estoque era de 342 mil veículos, ou 33 dias de vendas. A Fiat também dispensou um turno de trabalho da fábrica de Betim (MG) por uma semana em julho no mês passado parou toda a produção da fábrica da Argentina pelo mesmo período.

Adequar a produção. Em nota, a GM apenas informou que a dispensa tem por objetivo "adequar a produção à demanda do mercado brasileiro". O grupo emprega em São José 8,9 mil funcionários, dos quais 8,5 mil ligados à área de produção. As fábricas de veículos de São Caetano do Sul (SP), Gravataí (RS) e a de componentes em Mogi das Cruzes (SP) não serão afetadas pela medida neste momento.

Também em nota, o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região informou ver "com estranheza essa medida, visto que há duas semanas a direção da empresa garantiu que este ano não haveria férias coletivas na fábrica."

Segundo a entidade, o setor atingido pelas férias coletivas, identificado como MVA/Corsa, possui cerca de 4,6 mil trabalhadores.