Título: Moody's reduz nota de crédito da Grécia
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/07/2011, Economia, p. B4

Agência indica que probabilidade de calote é de 100% e alerta sobre perdas de credores

A confiança na solução da crise grega parece estar se deteriorando cada vez mais. Na manhã de ontem, a agência de classificação de risco Moody"s cortou a nota de crédito (rating) da Grécia. A agência citou a probabilidade de os credores privados sofrerem perdas "substanciais".

Em um comunicado, a Moody"s disse que o programa anunciado pela União Europeia indicou que a probabilidade de uma troca tumultuada e um calote dos títulos do governo grego era "virtualmente de 100%".

O rating foi cortado em três notas dentro do nível especulativo (junk). A agência cortou os ratings dos títulos em moeda local e em moeda estrangeira, de Caa1 para Ca, e atribuiu aos papéis uma perspectiva em desenvolvimento, por causa da incerteza sobre o exato valor de mercado dos títulos que os credores receberão na troca da dívida.

"Olhando mais à frente, o programa da União Europeia e as trocas de dívida propostas aumentarão a possibilidade de que a Grécia consiga estabilizar e eventualmente reduzir sua carga de dívida global", afirmou a agência de classificação.

O pacote também pode beneficiar outros membros da zona do euro, segundo a Moody"s, por meio da redução do severo risco de contágio no curto prazo, que provavelmente resultaria de um default desordenado ou de um grande desconto na dívida grega em circulação.

"Contudo, a Grécia ainda enfrentará desafios de solvência no médio prazo: seu estoque de dívida ainda estará bem acima de 100% do PIB por muitos anos e ela ainda enfrentará riscos de implementação muito significativos para a reforma econômica e fiscal", diz a Moody"s

Precedente. Para a agência, o pacote de socorro anunciado na semana passada estabelece um precedente negativo para futuras reestruturações, que pesará nos ratings de crédito de outros emissores soberanos com problemas fiscais.

Pelo menos em um sentido, o pacote grego é uma boa notícia para Irlanda e Portugal, que passarão a pagar taxas de juros mais baixas, de acordo com a agência. Contudo, esse efeito positivo é anulado pela expectativa de que, por causa do precedente grego, futuros pacotes de socorro sejam aprovados. "O impacto do anúncio de quinta-feira para os credores de Irlanda e Portugal, dessa forma, deve ser neutro."

Na quinta-feira da semana passada, os líderes europeus fecharam acordo para mais um empréstimo à Grécia, no valor de ? 109 bilhões, combinado a uma rolagem da dívida no valor de ? 37 bilhões. De acordo com o comunicado da Moody"s, o pacote beneficia todos os países da zona do euro porque limita o risco de contágio que se seguiria a um default desordenado.

Outros efeitos positivos incluem um melhora no sentimento de curto prazo do mercado, a adoção de novos instrumentos para ajudar a estabilizar os valores dos títulos de dívida soberana e uma redução das taxas de juros sob o financiamento do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira. Mas, para os países da zona do euro que não têm rating Aaa, "os efeitos negativos vão preponderar sobre os positivos e pesar sobre os ratings no futuro", declarou a Moody"s. / DOW JONES NEWSWIRES

+ ECONOMIA --------------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------

09:14 IPCA-15, prévia da inflação oficial, ... 09:14 Produção de aço bruto no Japão ... 09:10 Desaceleração da economia mundial já ... 08:46 Morre filho do empresário Antônio ... 08:38 Ação da Inditex, dona da Zara, cai 4% ... 08:38 Preocupação com EUA e Europa ... 08:35 PIB da Grécia encolherá mais que o ... 08:35 Espanha apresenta mais medidas de ... 07:59 JPMorgan revê previsão e alerta ... 07:53 Perda da Bolsa em 1 hora é igual a um BB ...

--------------------------------------------------------------------------------

+ COMENTADAS + LIDAS 01 Lucro da Petrobrás cresce 37% no 1º...02 `Governo é que define as ações estratégicas...03 PF descobre que auditor tem patrimônio de...04 Lula critica falta de atitude e decisão...05 Ilha confiscada hoje pela PF está avaliada...06 Veto retira de aposentado aumento real em...07 Guarulhos não tem capacidade para novos voos...08 STJ anula venda de mansão de Mansur...09 Alemanha deve ditar solução para a crise...10 Governo tem pelo menos R$ 1 trilhão...01 Apesar do mar revolto, estou numa ilha, diz Eike 02 Crise: Os 10 mandamentos para o investidor 03 Tablets começam a ficar mais baratos 04 Não há para onde correr, diz gestora de fundos 05 Europa bloqueia venda de tablet da Samsung 06 Brasil tem pelo menos R$ 1 trilhão para se proteger 07 Banco Mundial alerta para fase `perigosa¿ da economia 08 Mensagem amiga na rede social pode ser vírus 09 Brasil depende da China para evitar crise 10 Governo continuará agindo diante da crise, diz Gleisi