Título: Colômbia surpreende investidor brasileiro
Autor: Dantas, Iuri ; Otta, Lu Aiko
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/08/2011, Economia, p. B11

Embora o comércio bilateral seja pequeno, cresce número de empresas com negócios no país

Em processo de reorganização após longo período sob o domínio do narcotráfico e das guerrilhas, a Colômbia vem despontando como destino para negócios e vive um boom de investimentos, inclusive de brasileiros.

"Minha sensação é: por que não viemos antes?", disse o presidente do Conselho de Administração da Natura, Guilherme Leal. A empresa está há 4 anos no país. "Ficamos com estereótipos da violência, da guerrilha, do tráfico de drogas, e não percebemos uma economia das mais estáveis da América Latina, que nunca teve hiperinflação, com crescimento consistente."

A brasileira de cosméticos cresce 40% a 50% no país vizinho e já tem 30 mil consultoras. Segundo Leal, a Colômbia foi uma surpresa positiva, "em contraposição com a Venezuela, de onde decidimos sair". A Natura também suspendeu, por ora, seus planos de ingressar no mercado americano. Leal acha que esse mercado não deve ser ignorado, mas aguarda um melhor momento para investir por lá.

Outra brasileira recém-chegada é a Oi. Ela começou a operar há cerca de um ano, oferecendo infraestrutura de cabos para as empresas locais que vendem serviços como telefonia fixa e celular. "Estamos no atacado", explicou o diretor internacional da empresa, Francisco Perrone.

No caso da Oi, a decisão de vir a este país foi praticamente geográfica. Ela quer estar interligada por cabo com todos os países da América do Sul, e a Colômbia era dos poucos que faltavam. O diretor disse que, por ora, não há planos de explorar o mercado de varejo da telefonia local. Mas é algo que pode ser estudado.

Embora o comércio bilateral seja pequeno, os investimentos brasileiros no mercado colombiano estão em crescimento. Não há estatísticas confiáveis quanto ao volume. O melhor número disponível aponta para um estoque de US$ 2,5 bilhões, sem contar com o setor petrolífero.

A sensação, porém, é que esse volume cresce rapidamente. No primeiro semestre deste ano, aumentou em 50% o número de brasileiros que vieram ao país, num total de 50 mil. Os principais investimentos brasileiros no país estão concentrados no setor energético. A Petrobrás está no país há 30 anos. Além disso, Vale, Votorantim e Gerdau exploram carvão, que é exportado para o Brasil e países próximos, como o Chile.

Há duas semanas, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) promoveu um fórum de investimentos Brasil-Colômbia, para intensificar os negócios de lado a lado. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva propôs, no evento, a formação de um fundo com recursos das reservas dos países da região.

O dinheiro financiaria a infraestrutura local, em vez de render "uma merrequinha de juros" em títulos americanos. O presidente do BID, Luís Alberto Moreno, considerou a ideia "boa", ressalvando que é preciso cuidado para não colocar as reservas em risco.

A REPÓRTER VIAJOU À COLÔMBIA A CONVITE DO BID