Título: Previsto para julho, iPad nacional ainda não chegou ao mercado
Autor: Cruz, Renato
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/08/2011, Economia, p. B14

No mês de maio, o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, anunciou que a taiwanesa Foxconn havia antecipado de novembro para julho a produção no Brasil do iPad, tablet da Apple. O aparelho produzido no País, no entanto, ainda não chegou ao mercado, e a Apple não está entre as cinco empresas com Processo Produtivo Básico (PPB) publicado.

"Não cabe a mim anunciar planos de empresas", disse o ministro, ao ser questionado sobre o que havia ocorrido. "Eles devem começar com a produção de smartphones." A Foxconn é terceirizada da Apple e deve produzir, em Jundiaí (SP), o iPhone e o iPad.

Quando foi à China, em abril, a presidente Dilma Rousseff anunciou que a Foxconn investirá US$ 12 bilhões no País, num período de seis anos, criando 100 mil empregos.

Componentes. Mercadante disse que, apesar do potencial dos tablets, até mesmo como instrumento pedagógico nas escolas, a política de incentivos tem como objetivo atrair "investimentos estruturantes" para o País.

"Em três anos, 80% do conteúdo (componentes) dos tablets terá de ser nacional", afirmou o ministro. "Até o fim do mês, vamos anunciar a nova política para semicondutores. Só 20 países fabricam semicondutores e só quatro fabricam telas. O Brasil quer fazer parte desse grupo."