Título: ANP vai endurecer fiscalização das plataformas
Autor: Magnabosco, André ; Lima, Kelly
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/08/2011, Economia, p. B6

A diretora da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard, prometeu endurecer a fiscalização em torno da segurança das plataformas de exploração e produção na costa brasileira. A diretora da ANP disse que a tendência é de rigidez cada vez maior nas normas de segurança. "Preferimos pecar pelo excesso", disse.

Para justificar o novo padrão da agência reguladora na fiscalização, Magda apontou o caso mais emblemático de acidente da indústria do petróleo em toda a história: a explosão da sonda da Transocean, no Campo de Macondo, da British Petroleum (BP), no Golfo do México, no ano passado. "A sonda havia sido auditada 50 vezes entre 2005 e 2010, e durante todo esse período apenas uma irregularidade foi constatada. Portanto, não adianta as empresas falarem que estamos exagerando na mão, porque vamos continuar exagerando", disse, dirigindo-se ao presidente da estatal, José Sergio Gabrielli, que estava presente no evento do Grupo Estado.

O presidente da Petrobrás citou como exemplo de exagero nas normas de segurança o fato de o Ministério do Trabalho exigir que o trabalhador tenha treinamento até para trocar lâmpada em altitudes elevadas, "mesmo que essa altura seja de apenas dois metros".