Título: Uso de recursos externos é estratégia de alto risco
Autor: Warth, Anne ; Assis, Francisco
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/08/2011, Economia, p. B6

A dependência do uso da poupança externa para financiar o investimento é uma estratégia de alto risco e de curto prazo. A avaliação é do economista André Lara Resende, ex-diretor do Banco Central (BC) e ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Para Resende, um dos criadores do Plano Real, essa dependência crescente do capital externo ocorre porque o Brasil tem a pretensão de crescer acima da média, mas não possui poupança interna suficiente para promover o crescimento.

Resende comparou a taxa de poupança interna do Brasil, de cerca de 17% do Produto Interno Bruto (PIB), com a da Índia, acima de 30% do PIB, e a da China, superior a 50%. Em sua avaliação, utilizar o financiamento externo é um instrumento válido para promover o investimento, mas não para custear o gasto público - como o Brasil tem feito.

O diretor do Instituto de Estudos de Política Econômica Casa das Garças, Edmar Bacha, também ex-presidente do BNDES, disse que o alto custo do investimento é um dos fatores que impedem um crescimento econômico maior. "Entre 1970 e 1973, a poupança interna era de 19,6% do PIB e a externa de 2,7%. No ano passado, a externa permanecia em 2,7% do PIB, enquanto a doméstica caiu para 16,6%", afirmou.