Título: Resultado do exame terá faixas de participação
Autor: Moura, Rafael Moraes
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/08/2011, Vida, p. A24

A divulgação dos dados por escola do Enem de 2010 contará com a taxa de participação dos alunos por unidade escolar - uma nova informação que, segundo o MEC, não altera os procedimentos habituais de publicação.

De acordo com o ministro Fernando Haddad, além da divulgação convencional, os dados serão divulgados em três ou quatro faixas de participação de candidatos. Por exemplo: uma lista terá as notas das escolas que tiveram até 25% do seu total de alunos participando do Enem; outra contará com os colégios que tiveram quase 100%. Os números não foram detalhados pelo ministro.

"O Inep está estudando a melhor forma de fazer isso", disse Haddad, que esteve em São José dos Campos para uma cerimônia de parceria entre a Petrobrás e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP). "É apenas uma postura pedagógica. Você vai organizar o dado como bem entender."

A intenção do Inep é, segundo ele, evitar que escolas usem o exame como publicidade. Anteontem, a presidente do Inep, Malvina Tuttman, disse que o órgão havia encaminhado essa proposta ao MEC. "A sociedade precisa compreender que o grau de participação no Enem é tão importante quanto a média da escola." O resultado do Enem sai em 15 dias.

--------------------------------------------------------------------------------